Rodovias do Norte, Vale do Ivaí e Norte Pioneiro têm investimentos de R$ 600 milhões 25/10/2024 - 15:11

O DER/PR administra 2,6 mil quilômetros de rodovias estaduais nas três regiões, com conservação do pavimento, manutenção de pontes e execução de obras. Usuários também encontram serviços de operação de tráfego rodoviário disponíveis nas rodovias federais e estaduais do antigo Anel de Integração.
O Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), gerencia 2,6 mil quilômetros de rodovias estaduais nas regiões Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí. Essas atividades são conduzidas pela Superintendência Regional Norte (SRNorte), que se encarrega de obras, conservação, atendimento ao usuário e fiscalização.
Esta é a terceira reportagem de uma série de cinco, que traz detalhes sobre o trabalho das superintendências do DER/PR em todo o estado.
Com sede em Londrina, a SRNorte possui quatro escritórios regionais: Norte Pioneiro em Jacarezinho, Vale do Tibagi em Ibiporã, Norte Velho também em Ibiporã e Vale do Ivaí em Apucarana. Juntas, essas unidades gerenciam um orçamento superior a R$ 600 milhões.
A maior parte desse orçamento, mais de R$ 244 milhões, destina-se à conservação do pavimento, que envolve serviços rotineiros como fresagem, reperfilagem, microrrevestimento asfáltico, melhorias no sistema de drenagem e reparos em trincas. O objetivo é garantir a segurança e o conforto dos usuários.
Além disso, cerca de R$ 30 milhões são alocados para a manutenção de obras de arte especiais (OAEs), que incluem pontes, viadutos e passarelas. Atualmente, três contratos estão em andamento na SRNorte, envolvendo reparos em 37 OAEs, que abrangem desde consertos em estruturas de concreto até melhorias específicas como recomposição de erosão e reforço de contenções.
Programa de Segurança Viária
A SRNorte também participa do Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Paraná (Proseg Paraná), que conta com aproximadamente R$ 110 milhões para reforçar a sinalização horizontal e vertical, além da instalação de dispositivos de segurança, como defensas metálicas.
OBRAS
Atualmente, a SRNorte administra duas grandes obras. A primeira é a duplicação da PR-445, que liga Mauá da Serra a Lerroville, com um investimento próximo a R$ 150 milhões para um trecho de 27 quilômetros, incluindo um novo viaduto e duas novas pontes.
A segunda obra é a interseção em desnível na BR-369 com a Avenida Jockei Club, em Londrina, conhecida como Viaduto da PUC. Esta obra, que custará R$ 31 milhões, visa elevar a pista da rodovia federal e implantar rotatórias e vias marginais para organizar o tráfego local, que passará por baixo do viaduto.
Recentemente, foi firmado um acordo de liquidação contratual com a concessionária Caminhos do Paraná S/A para a duplicação da PR-445 entre Irerê e Lerroville, finalizando a duplicação da rodovia entre Mauá da Serra e Londrina. O projeto será revisado pela concessionária e analisado pelo DER/PR, com início previsto para o próximo ano.
USUÁRIO
Além das obras e da conservação, a SRNorte oferece serviços de operação de tráfego nas rodovias federais e estaduais do antigo Anel de Integração, especialmente nas que pertenciam à Econorte e que ainda não foram concedidas no novo programa federal de concessões.
Esses serviços incluem guinchos leves e pesados, inspeção de tráfego, apoio ao usuário, caminhão-pipa para suporte ao Corpo de Bombeiros, atendimento a animais soltos na pista e limpeza emergencial. Neste ano, foram registrados 9.218 atendimentos, com as maiores demandas relacionadas a problemas como ressolagem de pneus, panes mecânicas e sinalização danificada.
FISCALIZAÇÃO
A SRNorte opera atualmente cinco balanças rodoviárias para fiscalizar o excesso de carga, uma prática que compromete a integridade do pavimento e aumenta o risco de acidentes. As balanças são utilizadas em rodovias com maior movimento para coibir essa prática.
Agentes de trânsito do DER/PR também utilizam radares portáteis para monitorar pontos críticos onde ocorrem acidentes devido ao excesso de velocidade, além de fiscalizar outras infrações, como ultrapassagens proibidas.