Perguntas Frequentes

Qual é o papel da Secretaria do Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL)?

A SEIL é a responsável pelo planejamento de programas e ações na área de infraestrutura e logística, com o intuito de proporcionar a melhoria e a modernização da área de transportes no Estado do Paraná, nos modais rodoviário, ferroviário, aeroviário e hidroviário. A SEIL busca, através do planejamento e da criação de políticas públicas aumentar a competitividade da economia estadual, tornando o Paraná mais competitivo e eficiente para as empresas e os seus cidadãos.

 

Como a SEIL atende os municípios?

A SEIL busca auxiliar o desenvolvimento dos municípios através de convênios para a fomentar o desenvolvimento da infraestrutura de transporte. Esses convênios são realizados através do Departamento de Fomento Municipal para Ações de Infraestrutura e Logística – DFIL, que atua na construção de pontes, recuperação e pavimentação de estradas rurais e acessos municipais, construção e manutenção de balsas e travessias hidroviárias e convênios para reparos e ampliação de aeroportos. Além disso, a SEIL busca promover o planejamento contínuo da infraestrutura do Estado, do qual são exemplos os Planos Aeroviário e Hidroviário.

 

O que é o Programa Modernização da Infraestrutura ?

O Programa Modernização da Infraestrutura atua por meio da realização de Convênios e Termos de Cooperação entre o Estado do Paraná e as diversas Prefeituras Municipais para a realização de obras de fomento ao desenvolvimento da infraestrutura municipal. Os Convênios são realizados através do repasse de recursos do Estado para as prefeituras visando a realização de obras. Usualmente, três tipos de convênios são realizados: Convênios para Pavimentação Poliédrica; Convênios para Pavimentação com Blocos Sextavados e Convênios para Pavimentação com Massa Asfáltica. Já os Termos de Cooperação são realizados, via de regra, para a construção de Pontes em Estradas Municipais. Nestes termos de cooperação, o Governo do Estado faz a doação de materiais pré-moldados (vigas, lajotas e guarda-rodas), e a prefeitura faz a obra de construção ou reparo das cabeceiras e a concretagem dos materiais para concluir a nova ponte.

 

O que a SEIL tem feito para melhorar a gestão de obras públicas?

A SEIL, através de seu Departamento de Gestão de Projetos e Obras – DGPO, tem promovido ações visando a melhoria da gestão de projetos e obras públicas, envolvendo importantes avanços nos processos, tecnologia e capacitação de seus servidores, dentre as quais destacamos:

  • Em parceria com a Procuradoria Geral do Estado na definiu procedimentos para o planejamento e a contratação de obras e serviços de Engenharia de Edificações, por meio de 10 Cadernos Orientadores, além de promover capacitações junto aos servidores e empregados públicos da administração estadual;
  • Desde 2014, tem sido um dos principais promotores de fomento à inovação tecnológica nas obras públicas no Brasil, por meio de seu Plano de Fomento BIM (Building Information Modeling);
  • Mantém diálogo e parcerias formais e informais para intercâmbio de conhecimento com empresas de tecnologia, cadeia produtiva da construção civil, instituições de ensino superior e com órgãos públicos promotores de obras públicas.