Ponte de Guaratuba já tem 415 trabalhadores contratados e impulsiona empregos no Litoral 22/10/2024 - 13:22

A previsão é de que até o fim do ano 600 pessoas estejam trabalhando na obra do Litoral de forma direta ou indireta. No mês de setembro, foram 27 novos contratados. Já em outubro, são 134 vagas de trabalho abertas.

A construção da Ponte de Guaratuba, localizada no litoral paranaense, alcançou 22,6% de execução, tornando-se um importante catalisador para a geração de emprego e renda na região. Até agora, 415 trabalhadores foram contratados, incluindo tanto as equipes administrativas quanto as de construção.

No início de julho, com 296 funcionários, a obra viu um aumento de 40,2% na mão de obra. A expectativa é que até o final do ano, o número de empregos diretos e indiretos chegue a 600. Em setembro, 27 novas contratações foram realizadas, e em outubro, 134 vagas foram abertas.

A construção da ponte, um sonho esperado há décadas pelos paranaenses, oferece muitas oportunidades de trabalho. A concretização desse projeto demanda uma variedade de habilidades e profissões. Homens e mulheres, vindos de diferentes locais, formam o “coração” de uma equipe que precisa de colaboração e empenho. Entre os profissionais envolvidos estão engenheiros, biólogos, marinheiros, oceanógrafos, soldadores e pedreiros, que desempenham suas funções todos os dias.

PROFISSIONAIS CONTRATADOS

Ricardo Antonio, um venezuelano que vive no Brasil há seis anos, é um dos trabalhadores da obra. Ele compartilha sua experiência: “Estou trabalhando há oito meses aqui na obra de Guaratuba. Sou armador de ferro e fui muito bem recebido. Fazer parte dessa obra é fazer parte da história da região. O avanço da infraestrutura impulsiona a economia de todo o estado e aumenta as oportunidades de emprego”, destaca.

Natanael Santos Pacheco, de 31 anos, se mudou do Maranhão para participar da construção da ponte. “Cheguei em abril deste ano, e meu trabalho envolve a armação da obra, tanto em terra quanto na parte marítima. É gratificante fazer parte de grandes projetos, e a Ponte de Guaratuba é algo que os paranaenses esperam há muito tempo”, ressalta.

PRESENÇA FEMININA

A engenheira civil Melina Mota e Castro, de 29 anos, veio de Goiás para supervisionar a obra. Ela está envolvida desde o início do projeto, em julho de 2023. Melina expressa sua satisfação ao fazer parte de algo tão relevante para o Paraná: “Quando cheguei aqui, percebi a importância da obra para a região litorânea e para o estado. Ao aceitar essa oportunidade, eu já sabia que estava me unindo a um projeto de grande envergadura. Fiquei muito feliz e orgulhosa de contribuir para isso”, conta.

Camila Santos da Silva, de 37 anos, trabalha como maçariqueira e se mudou da Bahia para o canteiro de obras há três meses. “Trabalhamos com corte de metal e é uma satisfação saber que tanta gente aguarda essa obra”, afirma.

Carliane Pereira da Cruz, uma soldadora que mora em Guaratuba há 16 anos, foi contratada para a construção há quatro meses. “Minha função é na soldagem de peças. Acredito que essa obra, tão importante para os paranaenses, mudou minha vida ao me oferecer essa oportunidade”, explica.

Larissa Vieira, engenheira do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), destaca que a construção da ponte traz impactos positivos em diversos setores. “A Ponte de Guaratuba já está promovendo melhorias na infraestrutura, na economia e na geração de emprego, contribuindo para o desenvolvimento da região”, afirma.

VAGAS ABERTAS

Atualmente, estão disponíveis 134 vagas de trabalho em diversas funções, incluindo ajudante, armador, carpinteiro, lixador, maçariqueiro, marinheiro auxiliar de convés, montador de andaime, montador industrial, pedreiro, sinaleiro e soldador.

Os interessados em se candidatar podem entregar seus currículos no canteiro administrativo, na Rua Nossa Senhora de Lourdes, nº 298, no Centro de Guaratuba, ou na Agência do Trabalhador (Sine Guaratuba), na Rua Dr. Carlos Cavalcante, nº 278, também no Centro de Guaratuba. Outra opção é enviar o currículo por e-mail para vagas_pr@oec-eng.com.

INVESTIMENTOS

O Governo do Estado está investindo R$386,9 milhões na construção da ponte, que é supervisionada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL).

Conforme o relatório de acompanhamento da obra referente a setembro, o projeto registrou um avanço de 22,6% em relação ao cronograma físico-financeiro, totalizando um investimento de R$87.585.315,71. A previsão é que a obra seja concluída em abril de 2026. Acompanhe o progresso da obra em tempo real através deste link.

 

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias