Obras do contorno viário de Palotina devem chegar a 19% em dezembro 26/11/2024 - 13:33

A construtora está empregando quase 160 trabalhadores e 52 máquinas e equipamentos. O prazo para a execução é de 20 meses, mas o ritmo mais acelerado que o previsto está alinhado com os planos da empresa de finalizar a obra antes do fim do período contratual.

No início de dezembro, as obras do contorno viário de Palotina vão completar quatro meses desde sua retomada. Com 19% de execução até o momento, a C.Vale, responsável pela gestão do projeto em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), mantém o ritmo acelerado para antecipar a conclusão, prevista inicialmente para 20 meses.  

Atualmente, os trabalhos estão divididos em três frentes. No trecho 1, que conecta a Avenida Ariosvaldo Bittencourt à PR-364, sentido Assis Chateaubriand, estão sendo instaladas vigas e pré-lajes do viaduto planejado para o trevo do complexo agroindustrial da cooperativa. Já no trecho 2, que liga Palotina a Francisco Alves, e no trecho que segue para Terra Roxa, as atividades em andamento incluem terraplenagem, instalação de drenos e preparação das bases para o pavimento.  

Com uma equipe de quase 160 trabalhadores e 52 máquinas e equipamentos, a obra se desenvolve de forma acelerada, alinhada com os planos da C.Vale de concluir os trabalhos antes do prazo contratual.  

O contorno viário terá uma extensão total de 15,2 quilômetros, incluindo pistas, viaduto, trevos e rotatórias que irão conectar Palotina a Assis Chateaubriand, Terra Roxa, Francisco Alves e Toledo. Com um orçamento de aproximadamente R$ 170 milhões, a obra promete otimizar o tráfego no entorno do complexo agroindustrial da C.Vale, que abriga instalações como abatedouro de frangos, frigorífico de peixes, fábrica de rações, incubatório avícola e esmagadora de soja.  

A expectativa da cooperativa é de que o fluxo de veículos na região chegue a 5.500 por dia até 2030, o que torna o contorno viário essencial para agilizar a entrada e saída de veículos e evitar congestionamentos no perímetro urbano de Palotina.  

O projeto foi viabilizado por meio de um convênio entre o governo estadual, representado pelo DER/PR, e a C.Vale. A obra está sendo conduzida pela cooperativa, com abatimento de impostos estaduais, como o ICMS, proporcional ao volume de recursos aplicados na construção. Este modelo de parceria público-privada tem sido fundamental para impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura local e regional.  

 

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