Restauração em concreto da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia chega a 83% 25/11/2024 - 13:23

Novo pavimento rígido de concreto deve ser finalizado ainda em novembro, com outros serviços prosseguindo no início do ano que vem. O investimento é de R$188,9 milhões.

A obra de restauração da PRC-280, entre Palmas e Clevelândia, no Sudoeste do Paraná, alcançou 83,81% de execução, conforme a medição realizada em outubro. O projeto, conduzido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), já recebeu investimentos de R$157.785.107,17.

A previsão é de que até o final deste mês seja concluída a aplicação do pavimento de concreto em 45 quilômetros de extensão. A técnica utilizada, conhecida como *whitetopping*consiste em aproveitar a estrutura do asfalto existente, após melhorias, como base para a instalação de placas de concreto Portland. A restauração também inclui terceiras faixas e acostamentos.

Após a conclusão do pavimento, os trabalhos se concentrarão em serviços complementares, com previsão de término no primeiro trimestre do próximo ano. Entre essas atividades estão a construção de sarjetas triangulares, dispositivos de drenagem, plantio de grama nas laterais da pista e a instalação de sinalização horizontal, placas, tachas refletivas e defensas metálicas. 

Atualmente, o trecho opera no sistema pare-e-siga em tempo integral, com obras realizadas em um sentido por vez. Grande parte da rodovia já recebeu concretagem em ambos os sentidos.

MARIÓPOLIS

Neste mês, começaram os trabalhos de reciclagem dos acostamentos na PRC-280 em Mariópolis, etapa preparatória para a próxima fase de restauração com concreto no trecho entre Clevelândia e Pato Branco. Essa será a terceira obra com uso de whitetopping na região.

O investimento no novo trecho será de R$180.950.000,00, e a concretagem está prevista para começar em janeiro de 2024. A extensão desta etapa é de 37,94 quilômetros.

CONCRETO

O pavimento rígido de concreto oferece várias vantagens: sua vida útil é de 20 anos, o dobro da durabilidade do asfalto, além de apresentar menor custo de manutenção e maior segurança contra derrapagens. Ele também lida melhor com a drenagem de água da chuva, reduzindo riscos para os motoristas.

Com o alto volume de tráfego de caminhões na PRC-280, que conecta o Sudoeste ao Sul do Paraná, o pavimento rígido se mostra a solução ideal para proporcionar mais segurança e conforto aos usuários. Essa tecnologia já foi aplicada com sucesso no trecho entre o Trevo Horizonte, em General Carneiro, e Palmas.

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias