Ponte da Integração Brasil – Paraguai ganha iluminação amarela durante setembro 17/09/2024 - 15:12

A mudança é em alusão ao 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e ao Setembro Amarelo, que trata da mesma questão. A ponte internacional vai permanecer com essa cor pelas próximas semanas, visando atrair atenção para o tema.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), começou a iluminar a Ponte da Integração Brasil – Paraguai com luzes amarelas. Essa mudança, que abrange tanto o lado brasileiro em Foz do Iguaçu quanto o lado paraguaio em Presidente Franco, celebra o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro, e o Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre saúde mental.
A iluminação da ponte permanecerá amarela pelas próximas semanas para chamar a atenção para a prevenção do suicídio.
A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) oferece diversas ações e materiais informativos para a prevenção do suicídio e promoção da saúde mental.
Projetores
A Ponte da Integração, equipada com projetores instalados nos estais, pilares e mastros, usa sua iluminação cênica para destacar datas e eventos importantes.
Obras
Recentemente, a Ponte da Integração Brasil-Paraguai foi laureada com o Troféu PAINEL 2024 na categoria Empreendimento Público. A premiação é promovida pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, de Belo Horizonte, e destaca os melhores projetos de infraestrutura de energia, transporte e logística do Brasil.
Inaugurada em 2023, a ponte tem 760 metros de comprimento e 19,2 metros de largura, com duas torres de 124 metros de altura e um vão-livre de 470 metros, o maior da América Latina. Atualmente, as obras estão em fase de conclusão nas rodovias de acesso à ponte. O objetivo do projeto é direcionar o tráfego pesado para a nova ponte, aliviando o fluxo na Ponte da Amizade, que conecta Foz do Iguaçu a Ciudad del Este.