Nova Rodovia dos Minérios: duplicação transforma a vida de comerciantes e moradores 29/10/2024 - 13:49
Trecho de 4,74 quilômetros foi inaugurado na última sexta-feira (25) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e é o primeiro de uma série de intervenções previstas na rodovia PR-092. A tendência é que Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul e Itaperuçu recebam mais investimentos, com mais empresas e indústrias.
O primeiro trecho da duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092) foi inaugurado na última sexta-feira (25) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. A nova etapa está transformando a experiência de quem transita entre Curitiba e Almirante Tamandaré. Com o segundo lote em andamento, caminhoneiros, comerciantes e moradores já notam os benefícios da obra, especialmente em relação à segurança e ao tempo de viagem.
Wagner Cordeiro, 40 anos, caminhoneiro e morador de Itaperuçu, conhece a rodovia bem. “Transporto cimento de Rio Branco do Sul para Itajaí, em Santa Catarina. Antes, era complicado, com muito trânsito e caminhões pesados. A população da Região Metropolitana de Curitiba cresceu muito e a rodovia não acompanhou. Agora, a situação melhorou, o tempo de viagem diminuiu e a segurança aumentou”, relata Cordeiro, que está na profissão há mais de 20 anos.
Cerca de 25 mil veículos, incluindo carros, ônibus e caminhões, passam diariamente por esse trecho. Luciano Simioni, 47 anos, auxiliar administrativo e residente em Almirante Tamandaré, também percebeu as mudanças. “Era um caos para quem vive aqui e trabalha em Curitiba. Com a duplicação, o trânsito está melhorando bastante”, celebra.
Isabelly Alves, 18 anos, estudante de direito, agora consegue chegar pontualmente à faculdade em Curitiba. “Antes, enfrentava atrasos. Com a duplicação, o trânsito flui muito melhor, principalmente nas manhãs de pico. Antes eu levava 40 a 50 minutos; agora chego em cerca de 30 minutos”, comemora.
MENOS TEMPO
O comércio também se beneficia com a duplicação. João Fronza Júnior, 57 anos, proprietário de um negócio na área, reconhece a importância da obra. “Parabéns pela execução da obra, é uma promessa antiga. Embora cause incômodos temporários, é essencial para o desenvolvimento da nossa cidade e das vizinhas”, destaca.
Priscila Lima, 35 anos, que morou em Almirante Tamandaré por 30 anos, nota a diferença. “A rodovia era precária. Agora, vindo de Curitiba, demorou apenas 12 minutos, além de ter segurança com a nova passarela para pedestres”, opina.
Antonio Santos, 50 anos, gerente administrativo de um supermercado, se desloca diariamente de Curitiba para Almirante Tamandaré. Ele vê melhorias significativas. “Antes, levava cerca de 45 a 50 minutos; agora, gasto entre 28 e 35 minutos. A segurança também melhorou muito”, observa.
Essas mudanças já atraem investimentos. Em agosto, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) anunciou R$3 bilhões para duas novas fábricas de cimento e calcário em Itaperuçu, que também irão construir obras viárias ligando-as à Rodovia dos Minérios.
Essa região é um dos principais polos de produção de calcário e cimento no Paraná, e a rodovia homenageia essa vocação local. Almirante Tamandaré, por sua vez, é um dos maiores produtores de morango do Estado.
OBRA
A duplicação da Rodovia dos Minérios era um projeto esperado há mais de 30 anos e começou a ser executado no final de 2019. O primeiro trecho duplicado, de 4,74 quilômetros, conecta Curitiba ao perímetro urbano de Almirante Tamandaré e passa pelo Contorno Norte (PR-418), com um investimento total de R$165 milhões. A obra inclui 14 estruturas especiais, como 10 pontes e quatro viadutos, além de ciclovias, calçadas e iluminação pública.
Este primeiro lote faz parte de uma reestruturação completa da rodovia, com intervenções já em andamento na área urbana de Almirante Tamandaré e novos trechos planejados até Rio Branco do Sul. O objetivo é reduzir o impacto da obra nas áreas densamente povoadas.
Atualmente, está em andamento a duplicação de mais 1,2 quilômetro, com um investimento de R$50,7 milhões e 15,9% do contrato já executado. Grande parte dos recursos será direcionada para um novo viaduto, aumentando a capacidade do existente. A previsão é de entrega da obra em setembro de 2025.
A duplicação visa aumentar a segurança dos usuários, melhorar o fluxo de veículos e estimular o desenvolvimento das cidades na Região Metropolitana e no Vale do Ribeira. As novas pistas, construídas em concreto, prometem maior durabilidade e menor necessidade de manutenção em comparação ao pavimento asfáltico.
A expectativa é que, somados todos os lotes — incluindo os já finalizados, em construção e os planejados até Rio Branco do Sul — os investimentos viários na região cheguem a R$800 milhões.