Duplicação de rodovia entre Maringá e Iguaraçu chega a 61,33% de execução 25/10/2024 - 14:58

A previsão é atingir 15 quilômetros de pista liberada até o final de novembro, de um total de 21,82 km. A obra inclui ponte e três viadutos, além de vias marginais.

A duplicação da PR-317, que liga Maringá a Iguaraçu, na região Noroeste do Paraná, alcançou 61,33% de execução, de acordo com a medição mais recente realizada em setembro. A obra está sob a supervisão do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). O investimento totaliza R$ 183.456.873,42 e abrange um trecho de 21,82 quilômetros.

A terraplenagem já está 84,69% concluída, enquanto a pavimentação atingiu 68,45%. Este processo inclui a criação da nova pista e a restauração da pista antiga, além de novas vias marginais e retornos em nível. Atualmente, 8,9 quilômetros de duplicação e pista restaurada já foram liberados, com a expectativa de que esse número chegue a 15 quilômetros até o final de novembro. No entanto, as recentes chuvas têm impactado o andamento da obra, já que muitas atividades não podem ser realizadas em condições molhadas, sendo necessário esperar a secagem do solo.

As obras de arte especiais (OAE), que consistem em uma nova ponte e três viadutos, estão com 66,34% de execução. A nova ponte será construída sobre o Rio Pirapó, paralela à existente, enquanto os novos viadutos estão sendo erguidos no entroncamento com a PR-454, no acesso ao Centro de Controle de Zoonoses e no cruzamento com a PR-218.

Os serviços mais adiantados nessa duplicação incluem a execução de dispositivos superficiais de drenagem, que estão sendo implementados à medida que a pista é finalizada, sem afetar o tráfego de veículos.

Além disso, a obra prevê a construção de duas passarelas, galerias, um passa-fauna, nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, iluminação e melhorias ambientais. O anteprojeto da duplicação foi doado pela Associação Comercial e Industrial de Maringá (ACIM) e serviu como base para uma licitação de contratação integrada, uma das primeiras iniciativas do DER/PR nesse formato. Essa abordagem inclui a elaboração do projeto básico e executivo de engenharia, seguida pela execução da obra, tudo em um único contrato.

 

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