DER/PR e ANTT se reúnem em Brasília para conversar sobre concessões rodoviárias 12/11/2024 - 14:54
Longas filas causadas por serviços de conservação e pelas praças de pedágio estão entre os temas discutidos pelos dois órgãos, principalmente em preparação para o final de ano.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), esteve em Brasília na quinta-feira (07) para uma reunião com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O encontro abordou as concessões rodoviárias do Lote 01 e Lote 02, com foco na melhoria do atendimento aos usuários, especialmente no que se refere à formação de filas nas praças de pedágio.
Com a chegada dos feriados de fim de ano, o DER/PR reforça a necessidade de medidas para evitar filas nos pedágios. “Na semana que vem teremos o primeiro grande feriado deste final de ano, relativo à Proclamação da República, e precisamos garantir que o setor de turismo, condutores e habitantes não sejam prejudicados por filas injustificáveis nas praças de pedágio”, afirmou Fernando Furiatti, diretor-presidente do DER/PR. “Essa ocasião servirá como uma prévia para a alta temporada, e esperamos celeridade e qualidade no atendimento ao usuário.”
Grande parte do tráfego em direção ao Litoral do Paraná passa pela BR-277, onde a praça de pedágio do Lote 02 está localizada em São José dos Pinhais. Outras praças em corredores logísticos importantes do Estado também precisam de atenção, como a praça de pedágio do Lote 01 em Balsa Nova, na mesma rodovia, que recebe veículos vindos do Oeste, Norte e Noroeste.
O diretor de Operações do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, lembrou dos gargalos que ocorreram no início das operações das novas praças, especialmente em Balsa Nova, em São Luiz do Purunã. “No início da operação das praças de pedágio tivemos grandes gargalos de tráfego, principalmente na praça de Balsa Nova, em São Luiz do Purunã, mas essas são situações que podiam ser explicadas pelo ineditismo da situação. Agora, oito meses depois, não há motivo para que o mesmo se repita”, disse Fernandes.
Outro ponto discutido na reunião foi a necessidade de reduzir as filas em trechos com obras de conservação, onde o tráfego está sendo controlado por operações pare-e-siga. O DER/PR pediu que a ANTT exija das concessionárias uma gestão mais eficaz para diminuir o tempo de espera dos motoristas e evitar transtornos.
Como concessões federais, a fiscalização dos contratos e a qualidade dos serviços prestados nas rodovias cabe à ANTT. “Buscamos sempre aprimorar nossa atuação para garantir que as obras sejam entregues com eficiência máxima, minimizando os impactos na fluidez do tráfego”, afirmou Roger Pêgas, superintendente de Infraestrutura Rodoviária da ANTT. Ele acrescentou que as concessionárias serão orientadas a implementar ações como otimização dos horários de trabalho, planejamento de rotas alternativas, reforço na sinalização e comunicação com os usuários.
TAG
Um acordo de cooperação técnica entre ANTT, SEIL e DER/PR, estabelecido no início do ano, permite que órgãos estaduais participem da fiscalização das obras quando solicitado pela ANTT. Com isso, espera-se que a fiscalização estadual apoie o monitoramento do progresso das obras e dos serviços nas rodovias.
Para facilitar o fluxo nas praças de pedágio, usuários de veículos de passeio são incentivados a utilizar o serviço de TAG, um chip adesivo colocado no para-brisa, que permite a cobrança automática. Além de reduzir o tempo nas cancelas, o uso da TAG oferece descontos na tarifa, incluindo descontos progressivos para quem utiliza a rodovia com frequência.