Com novo cenário global, Paraná pode ampliar exportações para China 25/11/2024 - 13:47

Nos últimos anos o Governo do Estado tem investido em uma série de melhorias estruturais e logísticas para ampliar capacidade de envio de mercadorias para o mercado asiático, que é o maior destino internacional da produção paranaense (27%). Soja e proteína animal são os principais produtos.
Com a mudança de governo nos Estados Unidos e a possibilidade de retomada de disputas comerciais com a China, o Paraná tem a chance de ampliar sua presença no mercado asiático. O estado já tem na China seu principal parceiro comercial e vem intensificando esforços para fortalecer essa relação, investindo na modernização de sua infraestrutura portuária e promovendo o comércio bilateral.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Paraná exportou US$20 bilhões entre janeiro e outubro de 2024. Desse total, 27% (US$5,4 bilhões) foram destinados à China, consolidando o país asiático como o principal destino das exportações estaduais. Para efeito de comparação, os Estados Unidos ficaram em segundo lugar, com US$1,2 bilhão no mesmo período, seguidos por Argentina, México e Paraguai.
Relações comerciais mais fortes
Em busca de expandir o comércio, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, estiveram recentemente na China. Durante a viagem, eles assinaram, no dia 06 de novembro, uma carta de intenções com a China Merchants Port Holdings (CMPort), uma das maiores operadoras globais de terminais de contêineres.
“Em 2024, o Brasil e a China completaram 50 anos de relações diplomáticas e esta assinatura é um marco nas relações entre os dois países em prol do crescimento comercial e fortalecimento de laços. O acordo tem um forte potencial para gerar riqueza sustentável e promover ainda mais o desenvolvimento econômico no Paraná”, destacou Sandro Alex.
O compromisso firmado prevê a promoção conjunta de portos verdes e inteligentes, uso de novas tecnologias, intercâmbio técnico e outras ações voltadas à agenda ESG. O TCP, administrado pela CMPort desde 2018, já é o segundo maior terminal de contêineres do Brasil.
CRESCIMENTO
A parceria com a China se mostra cada vez mais vantajosa. Nos últimos 20 anos, o Produto Interno Bruto (PIB) do país asiático saltou de US$1,66 trilhão para US$17,79 trilhões, um crescimento de 971%. No mesmo período, o PIB dos Estados Unidos cresceu 121%. Esse avanço reforça o papel estratégico da China para as exportações paranaenses, que alcançaram 28,2% de participação no comércio estadual em 2023.
A soja lidera os produtos exportados, representando mais de 90% do volume enviado à China em 2024. Só nos primeiros oito meses deste ano, foram 11,7 milhões de toneladas, 5,72% a mais que no mesmo período do ano passado. Além da soja, a carne de frango também vem ganhando espaço, alcançando 11,65% das exportações para o país asiático em 2023.
MELHORIAS PORTUÁRIAS
Para sustentar o crescimento no comércio exterior, o Governo do Paraná tem investido significativamente na infraestrutura portuária. Entre os projetos, destaca-se o Moegão, a maior obra portuária em andamento no Brasil, que vai aumentar em 65% a capacidade de desembarque de cargas por trem no Porto de Paranaguá. Com investimento de R$ 592 milhões, a conclusão está prevista para 2025.
O Paraná também foi pioneiro ao obter autonomia para gerir contratos de exploração de áreas portuárias. Desde 2019, já foram realizados cinco leilões que atraíram R$ 4 bilhões em investimentos. Outros leilões previstos para 2024 podem somar mais R$ 2 bilhões.
MELHOR GESTÃO
Os portos de Paranaguá e Antonina continuam a ser referência nacional, conquistando pelo quinto ano consecutivo o prêmio de melhor gestão portuária do Brasil. A nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP) reflete avanços em eficiência operacional, transparência e manutenção de acessos aquaviários. Esses resultados reforçam a posição estratégica do Paraná no cenário internacional.