Aeroportos de Pato Branco e Umuarama recebem do Estado planos diretores para 20 anos 17/02/2022 - 15:24

 

Os planos diretores dos aeroportos de Pato Branco (Sudoeste) e de Umuarama (Noroeste) foram entregues pelo Governo do Estado às prefeituras nesta semana. O documento é um guia para que os aeroportos possam receber e manter voos regulares de passageiros.

O valor do investimento do Estado foi de R$ 600 mil. A entrega foi feita pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, terça-feira (15) para Pato Branco e na quarta (16), para  Umuarama. E mais uma conexão a partir de Foz do Iguaçu foi anunciada pela Azul nesta semana.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirma que com aeroportos modernizados e o maior programa de aviação regional do país, o Voe Paraná, o Estado consolida a aviação como protagonista no crescimento socioeconômico interno e na transformação do Estado em hub logístico da América do Sul.

"A chave do desenvolvimento é a integração entre os modais, investir além das rodovias. A revitalização de aeroportos e as conexões aéreas que esses investimentos possibilitam certamente atrairão mais empresas, empregos, negócios inovadores, além de fortalecer o agronegócio e o trabalho das cooperativas, que são pujantes no Paraná”, destaca Ratinho Junior.

 

GUIA - Planos diretores dos aeroportos foram contratados pelo Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística, executado pelo Departamento de Estrada de Rodagem do Paraná (DER-PR), em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), e com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os documentos foram realizados em um prazo de 10 meses, no ano passado.

Com a entrega, as prefeituras têm em mãos um guia para a operação e o desenvolvimento dos aeroportos a médio e a longo prazo de forma integrada ao espaço urbano, aos outros modais de transporte e ao crescimento socioeconômico da sua região, conseguindo receber e manter voos regulares de passageiros conforme as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“Esse passo consolida o município de Pato Branco como polo regional”, frisa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, Marcos Colla. Ele destaca que o plano diretor vem se somar aos esforços de ampliação do aeroporto regional. “Esse plano diretor estabelece as premissas administrativas para o aeroporto regional de Pato Branco a partir de agora e até 2042, num horizonte de 20 anos. A base são dados fornecidos pela ANAC para demandas como pico de passageiros no terminal, a infraestrutura da pista, a categoria do aeródromo tanto a administração como o tráfego aéreo e auxílios à navegação”, cita Colla.

 

MODERNIZAÇÃO - Os aeroportos Prof. Juvenal Loureiro Cardoso, de Pato Branco, e Orlando de Carvalho, de Umuarama, então entre os terminais beneficiados em ações que começaram em 2019. Entre recursos do Estado, União e iniciativa privada, os investimentos superam R$ 1,5 bilhão.

O terminal de Umuarama contou com apoio de quase R$ 1 milhão para aquisição de diversos equipamentos estruturais e de tecnologia. No de Pato Branco, o Estado investiu R$ 2,87 milhões na pavimentação asfáltica, recapeamento e sinalização horizontal da pista de pouso, área de escape, pátio de manobras e pista de taxiamento. Mais R$ 27 milhões foram destinados permitindo à prefeitura concluir a ampliação, incluindo o aumento da pista.

 

VOE PARANÁ - O Paraná é o estado com maior número de destinos cobertos pela Azul a partir deste ano. Onze cidades contam com novas linhas operadas pela companhia e outras quatro terão suas operações retomadas após paralisação durante a pandemia.

O Secretário da Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, destaca o crescimento do programa e investimentos do estado no setor "Esse trabalho desenvolvido pelo estado, denominado Voe Paraná, que conta com incentivo, ampliação de malha, garantindo voos para Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Curitiba, Ponta Grossa, mas também chegando em cidades menores como Guaíra, que é distante e que hoje tem alta ocupação nos voos, foi decisivo para colocar o Paraná no mapa da aviação brasileira. Aliás, a maior malha aérea regional é paranaense."

Pato Branco está na lista de cidades que voltam a receber voos da companhia, junto com Ponta Grossa (Campos Gerais), Toledo (Oeste) e Guarapuava (Centro-Sul). Já Umuarama figura entre as novas linhas inauguradas ao longo de 2021. Os 11 municípios que passam a integrar a malha da companhia aérea são Guaíra (Oeste), Paranavaí (Noroeste), Francisco Beltrão (Sudoeste), Cornélio Procópio (Norte), União da Vitória (Sul), Cianorte (Noroeste), Campo Mourão (Centro-Oeste), Telêmaco Borba (Campos Gerais), Arapongas (Norte) e Apucarana (Vale do Ivaí), todas com aviões Cessna da sub-regional Azul Conecta; Umuarama com aviões ATR.

Os novos voos se somam a outros cinco municípios já ligados pela empresa: Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Maringá – totalizando 20 cidades contempladas, um recorde da companhia. O plano da empresa é fortalecer sua malha em Curitiba, criando um hub regional com mais de 50 movimentos diários.

 

FOZ DO IGUAÇU A NAVEGANTES - A partir de abril, uma nova rota doméstica vai ligar as cidades de Navegantes, no litoral catarinense, e Foz do Iguaçu, no Oeste paranaense. Os voos regulares e diretos aos sábados entre os destinos serão feitos com as aeronaves da Embraer, para até 118 clientes.

 

PRESENÇAS - Participaram das reuniões para entrega dos planos diretores: de Pato Branco, o prefeito Robson Cantu, e os deputados estaduais Luiz Fernando Guerra e Guto Silva; de Umuarama, o prefeito Hermes Pimentel da Silva, o deputado estadual Delegado Fernando Martins, Josil Voidela e Luciana Bruel da equipe técnica de aeroportos da SEIL.

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