Principais ações desenvolvidas pelo Departamento de Gestão de Projetos e Obras - DGPO

Ações do Departamento de Gestão de Projetos e Obras - DGPO para melhoria da Gestão de Projeto de Obra

1. Inovação Tecnológica

Plano de Fomento para implantação do BIM (Building Information Modeling)
O Plano de Fomento BIM tem como objetivo estabelecer as estratégias para adoção do BIM no âmbito da SEIL. A tecnologia BIM cumprirá papel relevante na melhoria da qualidade dos projetos e obras, minimizando erros de projetos e melhorando o controle e a transparência das obras.
Com esse foco, nesses últimos 4 anos foram implementadas ações como a promoção de parcerias com a academia, cadeia produtiva da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), empresas de tecnologia e entidades profissionais de engenharia e arquitetura. Foram criados a Rede BIM Gov Sul, parceria entre os governos dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e o LaBIM Paraná como um ambiente de pesquisa e desenvolvimento para a implantação da metodologia BIM na gestão de projetos e obras públicas no âmbito da SEIL. Até novembro de 2018 já ocorreram 257 atividades que contaram com 6.387 participações de estudantes e profissionais de engenharia e arquitetura do Paraná.

2. Melhoria nos Processos Administrativos na Gestão de Projetos e Obras

Sistema de Gestão de Projetos e Obras – SGPO
O DGPO desenvolve, em parceria com a PRED, SEPL e CELEPAR, o Sistema de Gestão de Projetos e Obras, com o objetivo de melhorar o planejamento e a gestão de projetos e obras de edificações. O SGPO será composto pelos módulos de planejamento, projeto, custos e obras e integrado aos sistemas GPI (Gestão Patrimonial de Imóveis) e GMS (Gestão de Materiais e Serviços). A implantação do sistema instituirá os procedimentos padronizados para a gestão orçamentária, técnica e financeira das obras de edificações, da administração direta e autárquica do Governo do Estado do Paraná.

Sistema de Gestão de Projetos

3. Cadernos Orientadores

Apoio ao Núcleo Jurídico da PGE e da PRED na elaboração de orientações para o planejamento e contratação de projetos e obras de edificações, através de Cadernos Orientadores.

4. Monitoramento da variação de custos da construção civil no Paraná

Acompanhamento e análise mensal da variação de indicadores de custos de insumos e tributos que impactam nos empreendimentos de edificações.

Gráfico de preços
Gráfico de Preços
Gráfico de Custos de Obras

5. Controle e Transparência - Mapa de Obras da SEIL

O DGPO desenvolve, em parceria com a SEPL e CELEPAR, o Mapa de Obras da SEIL que facilitará o acesso às informações sobre as obras da SEIL, demonstrando sua localização e dados como valor de investimento, medição % e fotos do andamento da obra. O Mapa de Obras contribuirá para a melhoria do controle e da transparência nas obras públicas paranaenses.

Mapa de Obras
Sistema de Gestão de Obras

6. Código QR-CODE

O DGPO desenvolve, em parceria com a Casa Civil e CELEPAR, a implantação do código QR Code (Código de Resposta Rápida) para ser utilizado nas documentações de projetos, contratos e placas de obras. Por meio da utilização de um celular dotado de câmara fotográfica e acesso à internet, qualquer pessoa poderá acessar as informações do empreendimento, propiciando melhor controle, transparência e prevenção de desvio de conduta.

QR Code de Obras