Secretaria da Infraestrutura recebe projeto executivo da duplicação da BR-469 e obra será iniciada 03/06/2021 - 15:08

O secretário da Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, recebeu nesta quarta-feira (02) no Centro Executivo da Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu, o projeto executivo para a duplicação da BR-469.

O convênio firmado conta com a Itaipu Binacional como financiadora e o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Infraestrutura, como conveniada. O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná (DER) será o executor das obras.

O investimento previsto é de R$ 213 milhões, dos quais R$ 210 milhões serão aportados pela Itaipu Binacional. O governo do Estado fará a licitação e a gestão da obra, além de garantir a manutenção da pista existente com recursos próprios. O prazo estimado para conclusão de 18 meses após seu início. Sandro Alex, destacou os investimentos feitos no estado. “Temos mais de R$ 5 bilhões em obras em andamento no Paraná, e em grande parte delas temos o apoio da Itaipu. Essa será mais uma que vamos cumprir com seriedade e celeridade”, garantiu.

A obra contempla além da duplicação da BR-469 entre os km-12 e o km-24, um viaduto na interseção com o acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, interseções para veículos e passarelas de pedestres, via marginal e ciclovia em toda a extensão da duplicação.

“Não é fácil fazer o projeto de uma rodovia federal localizada no perímetro urbano. Foi preciso fazer adaptações para atender a todas as necessidades”, disse o diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), Fernando Furiatti Sabóia. “Mas o resultado é um projeto de excelência. O edital já está pronto para ser lançado e, em breve, teremos o início dessa grande e importante obra”, completou. A versão finalizada do projeto foi entregue pelo presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, Enio Eidt, também ao general Ferreira durante solenidade.

Para o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, a duplicação vai aumentar a autoestima do povo iguaçuense. Ele também se comprometeu a dar início, com apoio do governo do Estado, às obras de revitalização do trecho urbano de 4 quilômetros, entre o Boicy e o trevo da Argentina. Também prometeu o início dos trabalhos em uma nova via que dê acesso ao aeroporto, a ser utilizada durante as obras na BR-469. “A Prefeitura tem o dever de também investir nesse conjunto de obras que estão deixando Foz do Iguaçu ainda mais preparada”, finalizou.

Projeto da duplicação da BR-469
Reprodução do projeto da duplicação do trecho da BR-469

Reivindicação antiga

A Rodovia das Cataratas tem 8,7 quilômetros de extensão e é o principal corredor turístico da região de fronteira. A via conecta Foz do Iguaçu ao trevo da Argentina e, depois, ao Aeroporto Internacional ao Parque Nacional do Iguaçu. A duplicação é considerada uma obra de infraestrutura essencial para fortalecer o turismo regional. A duplicação já foi anunciada várias vezes, nos últimos 20 anos, mas nunca saiu do papel. O presidente Jair Bolsonaro esteve em Foz do Iguaçu em agosto de 2020 para junto do governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, participar da solenidade do lançamento da pedra fundamental de duplicação da rodovia. A cerimônia de lançamento ocorreu no trecho rodoviário que liga a BR-469 ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. No mês seguinte, em setembro de 2020, foi assinado o convênio de parceria entre a Itaipu e o governo do Paraná.

Esse aporte faz parte de um conjunto de projetos estruturantes que somam mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos da empresa na região, demonstrando o alinhamento do governo federal e estadual em priorizar obras de infraestrutura para contribuir com a recuperação econômica do País.