Rodovia entre Goioerê e Quarto Centenário está com operação pare-e-siga 24 horas por dia 29/10/2024 - 13:44

Obra de restauração em concreto da PR-180 entrou na etapa de execução das placas de concreto sobre a pista antiga, sendo necessário bloquear um dos sentidos de tráfego.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), informa que a PR-180, entre Quarto Centenário e Goioerê, na região Centro-Oeste, está sob operação pare-e-siga 24 horas por dia desde o último domingo (27). O bloqueio parcial do tráfego começa no Quarto Centenário. Essa medida é necessária para dar continuidade à execução do novo pavimento rígido de concreto em uma das faixas da pista, parte do projeto de restauração e ampliação da capacidade do trecho de 11,13 quilômetros.

O investimento total é de R$61.708.743,49, utilizando a técnica chamada whitetopping. Nesse processo, o pavimento asfáltico existente é melhorado e serve como base para as novas placas de concreto. Até agora, cerca de 20% da obra já foi finalizada.

Na fase anterior da obra, foi iniciada a terraplenagem para ampliar a pista, que inclui o alargamento das faixas de tráfego, a criação de terceiras faixas em pontos críticos e a implantação de acostamentos externos. Além disso, foi iniciado o novo sistema de drenagem de águas, adaptado às mudanças na rodovia.

O projeto também contempla a correção da geometria de algumas curvas com maior risco de acidentes, a construção de três interseções em nível e a nova iluminação viária, que contará com 102 postes metálicos de 12 metros de altura, luminárias LED e uma rede elétrica de distribuição trifásica em média tensão.

A operação pare-e-siga deve continuar durante o primeiro semestre do próximo ano, com os serviços realizados em um sentido de tráfego de cada vez, mudando para o lado oposto conforme o pavimento de concreto for sendo concluído e após o período de cura do material.

CUIDADOS

Durante este período de obras, os usuários devem passar pelo trecho com cautela e atenção redobrada, respeitando a sinalização provisória e as orientações dos funcionários, garantindo a segurança de todos.

O pavimento rígido de concreto é mais resistente e adequado para o tráfego de veículos pesados, possuindo uma vida útil de até 20 anos, o que proporciona melhor trafegabilidade e segurança tanto para moradores quanto para motoristas de longa distância.

 

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