Obra de restauração de rodovia em concreto entre Palmas e Clevelândia chega a 75% 10/10/2024 - 16:46

Técnica whitetopping está restaurando a PRC-280 na região Sudoeste, com pavimento devendo ser finalizado mês que vem, e obra concluída em 2025. Investimento é de R$ 188 milhões.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), já alcançou 75% de execução na obra de restauração em concreto da PRC-280, que liga Palmas a Clevelândia, na região Sudoeste. A técnica utilizada é o whitetopping, que consiste em reaproveitar o pavimento asfáltico existente como base para a nova pista de concreto.
Os serviços na rodovia tiveram início em abril deste ano, na cidade de Clevelândia, e agora estão avançando em Palmas. O concreto é aplicado em um dos sentidos da pista de cada vez, com a operação pare-e-siga funcionando 24 horas no sentido oposto. Já há trechos onde ambas as faixas de rolamento estão prontas e o tráfego liberado.
A previsão é de concluir a nova pavimentação até o final de novembro, dependendo das condições climáticas. Após isso, os serviços complementares devem ser finalizados no início de 2025. Estes incluem a execução de sarjetas triangulares de concreto, dispositivos de drenagem, plantio de grama nos espaços ao lado da pista e a nova sinalização horizontal, além da instalação de placas, tachas refletivas e defensas metálicas.
A obra abrange uma extensão de 45 quilômetros, começando no viaduto da Codapar em Palmas até a rotatória com a Avenida Nossa Senhora da Luz em Clevelândia, com um investimento total de R$ 188.250.000,00.
CONCRETO
O pavimento rígido de concreto apresenta uma vida útil estimada de 20 anos, o que é o dobro do tempo do pavimento asfáltico. Além disso, oferece menor custo de manutenção e conservação, é mais seguro contra derrapagens e proporciona melhor drenagem das águas da chuva.
Considerando o elevado volume de tráfego de caminhões na PRC-280, que serve como uma importante ligação entre o Sudoeste e o Sul do estado, o pavimento rígido é a melhor alternativa para assegurar maior segurança e conforto aos usuários. Essa solução já foi aplicada no trecho entre o Trevo Horizonte em General Carneiro e o Viaduto da Codapar em Palmas, e, no ano que vem, será implementada na ligação entre Clevelândia e Pato Branco, passando também por Mariópolis.