Novo acordo judicial do Estado com concessionária resulta em duplicação da PR-445 16/10/2024 - 15:40

Governo do Estado e Caminhos do Paraná homologaram acordo de liquidação judicial que vai garantir investimento na duplicação da rodovia estadual entre Irerê e Lerroville, em Londrina.

O Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que faz parte da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), estabeleceu um acordo de liquidação contratual com a Caminhos do Paraná S/A (Cadop) na Justiça Federal, com a homologação ocorrida na sexta-feira (11). O processo contou com a participação do Ministério Público Federal (MPF) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).

O acordo, que possui um valor de R$ 421.400.000,00, resultará, a princípio, na duplicação da PR-445 entre Irerê e Lerroville, distritos de Londrina, na região Norte. Outras iniciativas também serão avaliadas posteriormente.

A escolha dessa obra se deve ao fato de já existir um projeto executivo de engenharia, que será atualizado pela Cadop, além de se tratar de um trecho com um alto número de acidentes, cuja redução é esperada com a duplicação. “Vamos salvar vidas com esta nova duplicação, acabando com as ultrapassagens irregulares e colisões frontais na PR-445, rodovia de movimento intenso, um importante corredor logístico da região Norte”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

O DER/PR ficará responsável por acompanhar a atualização do projeto e fiscalizar o andamento da obra, que está prevista para iniciar já no próximo ano.

ACORDO

Com a homologação do acordo, são encerrados os processos judiciais movidos pelo estado contra a concessionária. Essa medida tem como objetivo agilizar a disponibilização de recursos para obras estruturantes e evitar longas batalhas judiciais, que muitas vezes podem durar mais de uma década para serem resolvidas. 

“A equipe do DER/PR fez novamente um excelente trabalho, garantindo que a população do Paraná seja a maior beneficiada por este novo acordo com uma das antigas concessionárias de pedágio”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias