Novo Viaduto do Orleans de Curitiba vai ser construído pelo Governo do Paraná 04/10/2024 - 15:04

A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) se reuniram nesta semana com a concessionária Via Araucária para tratar da obra de construção do novo viaduto do Orleans em Curitiba, que ficará paralelo ao viaduto existente.
Nesta semana, a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) se reuniram com a concessionária Via Araucária para discutir a construção de um novo viaduto no Orleans, em Curitiba. Este viaduto será construído ao lado do existente e ocupará uma parte da faixa de domínio da BR-277, que atualmente é administrada pela concessionária, exigindo sua autorização.
Após a apresentação de detalhes técnicos e ajustes necessários, a Via Araucária deu seu apoio ao projeto. O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, ressaltou a importância desse avanço: “Esta semana, conseguimos a anuência da Via Araucária, o que nos permite avançar com a obra do novo Viaduto do Orleans, que será erguido sobre a BR-277, sob a responsabilidade da concessionária. Estamos comprometidos em tornar essa obra, tão esperada pela população local, uma realidade, com um esforço conjunto entre o Governo do Paraná e a Prefeitura Municipal, que também realizará uma obra complementar, o sistema binário.”
O DER/PR iniciará a licitação da obra na modalidade de contratação integrada, baseando-se em um anteprojeto elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Isso permitirá que o projeto executivo de engenharia e a execução da obra sejam realizados sob o mesmo contrato. Os trâmites internos para a elaboração do edital já estão em andamento, e mais informações serão divulgadas em breve.
Além disso, a Prefeitura será responsável por implementar um sistema binário que conectará o novo viaduto à malha viária municipal, ajudando a organizar o tráfego local nas duas estruturas.
O atual viaduto do Orleans enfrenta congestionamentos e um grande volume de tráfego, servindo como um ponto de conexão crucial entre os bairros São Braz, Orleans, Mossunguê e Campo Comprido, além de dar acesso à BR-277. Ele liga a Avenida Vereador Toaldo Túlio e a Rua Professor João Falarz.