Lar doa ao Estado anteprojeto de pavimentação da rodovia entre Ramilândia e Santa Helena 29/09/2021 - 17:08

O Governo do Estado recebeu, nesta quarta-feira (29), o anteprojeto de pavimentação da estrada que liga os municípios de Ramilândia e Santa Helena, na região Oeste. A doação foi feita pela Cooperativa Agroindustrial Lar, com investimento de R$ 400 mil. Ele foi executado sob a chancela do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

“Hoje assinamos uma grande parceria com a Cooperativa Lar, uma empresa que olha para o desenvolvimento do Estado. Essa obra vai mudar toda a realidade de uma região que não tinha uma rodovia moderna e segura para os usuários. Quando você leva infraestrutura de pavimentação, você melhora a logística e atrai novos investimentos”, afirmou o governador.

O projeto prevê a pavimentação total de um trecho de 26 quilômetros entre os municípios, que atualmente é composta por estradas rurais municipais em calçamento, cascalho, leito natural ou asfalto. Futuramente, a interligação será pavimentada com via simples e acostamento dos dois lados.

Além de conectar Ramilândia e Santa Helena, a rodovia também vai cortar os municípios de Missal e Diamante D’Oeste, beneficiando a logística da região como um todo. A expectativa é começar a obra até o primeiro trimestre de 2022, e o prazo para sua conclusão é de dois anos.

O presidente da Cooperativa Lar, Irineo da Costa Rodrigues, ressaltou que a estrada vai impulsionar o desenvolvimento de uma região ainda carente. “Para nós esse investimento faz sentido, já que temos ali uma produção de avicultura e suinocultura que precisam transitar pela região e, por não ter estradas, fazíamos enormes voltas. Por isso, essa obra vai ter um cunho econômico importante, mas sobretudo social, com uma rodovia mais segura”, pontuou.

RECURSOS DA ITAIPU – O projeto executivo e a execução da obra serão financiados pela Itaipu Binacional através de um convênio com o Governo do Estado anunciado em janeiro deste ano. A parceria destina R$ 26.202.191,42 para a totalidade da obra.

Rejane Karam, gestora do convênio da Itaipu na Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística, explica que a supervisão do DER/PR no anteprojeto facilita a licitação integrada de obra e o projeto executivo. Com isso, a publicação do edital de licitação é praticamente imediata, e aguarda apenas alguns ajustes técnicos da Itaipu com relação ao convênio – o que deve acontecer nas próximas semanas.

Karam reforça a importância da parceria para potencializar a região. “Com a pavimentação da rodovia, teremos a redução de pontos críticos de acidente, drenagem da via, instalação de pontos de ônibus e defensas em pontos com curvas mais acentuadas. A obra vai trazer mais segurança e mais fluidez para o tráfego na ligação das comunidades aos centros urbanos”, declarou.

LAR – Sediada em Medianeira, no Oeste, a Cooperativa Agroindustrial Lar está investindo R$ 2,4 bilhões até 2024 na avicultura e na suinocultura.

Uma das frentes de investimento é o Complexo Industrial Bom Jesus, que contempla uma nova estrutura para recepção e armazenagem de grãos e três fábricas de rações. No total, ele tem cerca de 50 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 266 mil metros quadrados de área.

Com conclusão prevista para 2024, é estimada a criação de 450 empregos diretos. As obras do complexo foram iniciadas em julho de 2020, e já estão concluídos quatro silos de 15 mil toneladas cada, além de uma estrutura de apoio.

PRESENÇAS – Compareceram ao evento de assinatura da doação o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; e Inácio Afonso Kroetz, diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).