Jacarezinho recebe R$ 25,4 milhões para distrito industrial e convênios de pavimentação 04/09/2021 - 16:08

vídeo da pavimentação do bairro Jardim Panorama em Jacarezinho

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta quinta-feira (2), em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, a autorização para licitação das obras de infraestrutura do novo distrito industrial do município. Também anunciou a liberação de recursos para a pavimentação asfáltica do bairro Jardim Panorama, construção do Meu Campinho e modernização de equipamentos rodoviários. Ao todo, são R$ 25,4 milhões destinados à urbanização local.

Localizado às margens da BR-153, próximo à entrada pela Avenida Brasil, o novo distrito industrial terá área total de 113 mil metros quadrados e poderá abrigar até 60 empresas de pequeno porte. O edital de licitação é de R$ 3.586.441,51. A expectativa, de acordo com a prefeitura, é gerar cerca de 600 empregos diretos e indiretos a partir da construção do novo espaço industrial.

“A criação de vagas de emprego e a geração de renda para os paranaenses é prioridade do nosso governo. Trabalhamos para a retomada dos investimentos e do crescimento econômico pós-pandemia”, disse o governador.

Ratinho Junior reforçou que o primeiro passo para a atração de empresas é dispor de terrenos estruturados, com água, energia elétrica, pavimentação e esgoto. “Quando oferecemos infraestrutura adequada, automaticamente há procura de empresários por essas localidades”, destacou.

Serão pavimentados 18,8 mil metros quadrados de ruas na região do parque industrial. Os serviços preliminares incluem terraplenagem, drenagem, pavimentação com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), serviços de urbanização, redes de água e esgoto, ensaios tecnológicos e serviços complementares.

Os recursos foram disponibilizados por meio do programa Paraná Urbano (sistema de financiamento junto aos municípios), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas.

Conforme a administração municipal, o planejamento é realizar a licitação ainda este ano, sendo que a obra terá prazo de execução de 360 dias. “Queremos que as máquinas comecem a trabalhar aqui o quanto antes. Precisamos estar prontos para receber os investimentos e gerar os tão aguardados empregos para a população”, destacou o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares.

Segundo ele, já estão sendo feitos contatos com empresas que desejam se instalar no município, mas que esbarravam na falta de terrenos adequados. “Com esse novo distrito industrial poderemos atender a essa demanda”, disse.

INFRAESTRUTURA – Pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, o governador autorizou convênio no valor de R$ 7.173.718,85 para a pavimentação de 5,8 quilômetros de vias no bairro Panorama. São R$ 6 milhões de investimentos do Estado e R$ 1.173.718,85 de contrapartida municipal.

“Há muito tempo o Jardim Panorama não recebe sequer um metro quadrado de asfalto. Nós vamos pavimentar o bairro inteiro, levando mais qualidade de vida para a população. Será uma transformação em Jacarezinho”, declarou.

O secretário da Infraestrutura, Sandro Alex, ressaltou que a medida representa o cumprimento de uma obrigação com a população da região do Panorama.

“Há décadas o bairro, que é muito populoso, espera por essa transformação urbana. A cidade recebe hoje do Estado R$ 25 milhões de investimentos que vão impactar diretamente no cotidiano dos moradores”, reforça.

Ratinho Junior ainda anunciou repasse no valor de R$ 14.875.000,00 para a pavimentação e drenagem de vias do bairro Jardim Europa, pavimentação e recape da via de acesso ao Centro de Eventos da cidade, além da compra de equipamentos rodoviários.

Também será construído um projeto do Meu Campinho, que contará com campo de futebol, playground com piso emborrachado, iluminação em LED, bicicletário, floreiras, bancos de repouso e lixeiras. O espaço poderá ser usado gratuitamente pela comunidade nos dias úteis e aos finais de semana.

“Nunca recebemos em um só dia tantos investimentos do Governo do Estado. São mais de 30 anos de espera por essas obras, que representam um marco no desenvolvimento local”, contou o prefeito.

POSSE – Na solenidade, também foram empossados oficialmente os integrantes da diretoria executiva e conselho fiscal da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde Gestão 2021-2022 (CISNORPI). A eleição ocorreu em dezembro de 2020, mas em virtude da pandemia a solenidade de posse só pode acontecer agora. Hiroshi Kubo, prefeito de Carlópolis, é o presidente da AMUNORPI, enquanto o prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, segue como presidente da CISNORPI.

PRESENÇAS – Participaram do evento Hiroshi Kubo; o deputado federal Pedro Lupion; os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Cobra Repórter, Mauro Moraes, Alexandre Curi e Evandro Araújo; prefeitos e vereadores de municípios da região.