Em Dois Vizinhos, Estado libera pavimentação do Parque Industrial e melhorias no Hospital Pró-Vida 29/04/2022 - 16:17

Novas ações do Governo do Estado vão garantir mais infraestrutura e saúde para os moradores de Dois Vizinhos, no Sudoeste. Em visita à região, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou cinco convênios com a prefeitura. O maior deles, de R$ 10.877.087,67, vai permitir a readequação e modernização do Parque Industrial I, com a construção de dois trevos e de vias marginais na PR-281, ao lado do complexo.

Os outros quatro documentos, que somados chegam R$ 2.688.455,50, garantirão a compra de equipamentos, a substituição da cobertura do prédio e a instalação de placas de painéis solares no Hospital Pró-Vida.

Os investimentos do Tesouro do Estado por meio das secretarias de Infraestrutura e Logística (Seil) e Saúde (Sesa) são de R$ 13.565.543,17, com contrapartida da prefeitura de R$ 713,9 mil, totalizando R$ 14,2 milhões.

“Montamos um grande pacote de obras e intervenções para reestruturar Dois Vizinhos. Temos essa obra tão importante que é ampliação da capacidade da PR-281 e também os aparelhos e a reforma do hospital. Isso muda a vida das pessoas. Mas o pacote é maior. Passa de R$ 62 milhões com pavimentação de ruas e outras ações da Sanepar que já estão em andamento na cidade”, destacou Ratinho Junior.

Ele lembrou que as novas vias da PR-281 e os trevos terão impacto direto na economia da região. “O Paraná vive um bom momento por causa desse investimento em infraestrutura. Isso fortalece a geração de emprego e renda, ainda mais em uma cidade e tão importante para o nosso agronegócio. Por isso o Paraná bateu recorde de empregos gerados no ano passado, com mais de 172 mil, e neste trimestre já foram outros 56 mil”, ressaltou o governador.

Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti destacou que o convênio formalizado nesta quinta é apenas parte de um processo que busca alavancar a capacidade da rodovia, com estudos em andamento para a construção de terceiras faixas entre Dois Vizinhos e Francisco Beltrão.

“A construção dessas marginais foi uma das primeiras obras que o governador Ratinho Junior nos pediu. O argumento era de que o parque industrial só poderia se desenvolver com infraestrutura. E assim está sendo feito. Um investimento que vai garantir mais capacidade à rodovia, segurança, mobilidade e conforto à população”, disse Furiatti. “Queremos melhorar toda a logística da região”.

O prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto, explicou que a parceria com o governo possibilitará a reestruturação do primeiro parque industrial da cidade, o chamado Parque Industrial I, que ganhará novas ruas laterais com asfalto em uma extensão de 1.820 metros, além de novas interseções de acesso. A medida, destacou ele, vai garantir maior trafegabilidade ao setor produtivo que usa diariamente o local – o parque é vizinho de um dos maiores abatedouros de frango da BRF Foods no Estado. O prazo de execução da obra é de 330 dias.

“Era algo que ficou esquecido por mais de oito anos e agora com Ratinho Junior está saindo do papel. Um governador que faz uma política diferente, sem ofensas, mas com trabalho e resultado”, afirmou.

Após a conclusão da reforma, a ideia é que o espaço de 80 mil metros quadrados sirva de modelo para a reestruturação dos outros três parques industriais já em funcionamento no município. Há, ainda, um novo complexo, de 81,2 mil metros quadrados, em fase inicial de implantação após a compra do terreno por parte da prefeitura. “Dois Vizinhos é um polo regional e o dever do Estado é dar condições para que a cidade se desenvolva”, completou Ratinho Junior.

SAÚDE – Já os convênios formalizados com a Sesa permitirão a melhoria nos serviços oferecidos via Sistema Único de Saúde (SUS) pelo Instituto de Saúde de Dois Vizinhos/Hospital Pró Vida, ou seja, aqueles atendimentos gratuitos para a sociedade. O investimento do Estado é R$ 2.688.455,50 e a contrapartida do município é de R$ 141,5 mil.

A liberação dos recursos possibilitará ao centro médico comprar um novo aparelho de tomografia e equipar o centro cirúrgico com um arco cirúrgico e a central de materiais com uma autoclave, ampliando a oferta de cirurgias ortopédicas.

Além disso, a cobertura do prédio será substituída, permitindo a instalação de um sistema de captação de energia solar. Com isso, o complexo garante economia na conta de luz, podendo reinvestir os recursos em outros setores, e avança em projetos autossustentáveis.

“O Hospital Pró-Vida é referência para a cidade e região, com um trabalho significativo e importante no amparo à saúde. Essas ações vão melhorar o atendimento para quem precisa do SUS e reforçar aquilo que o governador tanto nos pede: regionalização da saúde, com a saúde perto das casas das pessoas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves. “Os novos aparelhos serão essenciais também para agilizar a realização de cirurgias eletivas dentro do programa Opera Paraná. Serão mais de 70 mil ações somente neste ano”.

PRESENÇAS – Participaram do evento os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil), Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento) e Augustinho Zucchi (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas); o deputado federal Vermelho; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; os deputados estaduais Nelson Luersen, Luiz Fernando Guerra, Paulo Litro e Guto Silva; o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Junior; o diretor-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Lúcio Tasso; o vice-prefeito de Dois Vizinhos, Nery Maria; o presidente da Câmara de Vereadores do município, Juarez Alberton; e o prefeito de Francisco Beltrão e presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Cleber Fontana; além de prefeitos e lideranças empresariais e políticas da região.