Duplicação em concreto entre Matinhos e Pontal do Paraná atrai 12 empresas interessadas 26/11/2024 - 13:24

Melhor classificada, fez proposta de R$213,8 milhões para executar a obra na PR-412. O DER/PR vai analisar valores e documentos de habilitação. O trecho atendido tem 14,28 quilômetros.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), promoveu na segunda-feira (18) a sessão de licitação para duplicar a PR-412 entre Matinhos e Pontal do Paraná. O projeto, que prevê a construção de pistas em concreto, contou com a participação de 12 empresas, sendo a melhor classificada a AM2 Brasil Engenharia Ltda., com uma proposta de R$ 213.830.624,56.
A empresa tem até o final da tarde de terça-feira (19) para apresentar a documentação exigida pelo edital, assim como as planilhas de preços atualizadas. Após a análise pela comissão do DER/PR, será divulgado o resultado oficial, com a declaração de vencedor ou a convocação da segunda colocada, caso necessário.
DUPLICAÇÃO
A obra vai abranger um trecho de 14,28 quilômetros, começando próximo à ponte sobre o Canal de Matinhos e terminando no entroncamento com a PR-407, em Praia de Leste. O projeto inclui uma pista central de concreto, vias marginais em asfalto, novas pontes sobre o Canal de Matinhos e o Rio Balneário, além de um viaduto no cruzamento com a Avenida Curitiba.
A rodovia atual será alargada, e o pavimento existente será substituído por concreto de 21 centímetros de espessura. Barreiras de concreto dividirão as pistas centrais, enquanto canteiros vão separar as marginais do eixo central, exceto nos pontos de entrada e saída.
As marginais terão sentido único, com vagas de estacionamento, calçadas para pedestres e ciclovias bidirecionais. A rede de drenagem será instalada sob essas vias, buscando evitar interferências com estruturas subterrâneas ou postes existentes.
O projeto também prevê iluminação ao longo da pista central, das marginais, no viaduto e nas proximidades das pontes, ciclovias e passeios. O prazo de execução da obra é de 1.080 dias corridos.
GUARATUBA
Além disso, o DER/PR está licitando a duplicação de outro trecho da PR-412, entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina, no acesso para Garuva. A sessão de abertura das propostas está agendada para 24 de janeiro, por meio do portal de compras do governo federal, o Compras.gov.
Neste caso, o projeto prevê a construção de uma nova pista em pavimento asfáltico paralela à atual, que será restaurada e alargada. O trecho totaliza 12,81 quilômetros, reforçando a conexão entre o Paraná e Santa Catarina.