Dentro do cronograma, obras da Ponte de Guaratuba chegam a 22,6% de execução 10/10/2024 - 13:44

Segundo os dados do relatório de acompanhamento da obra do mês de setembro, o contrato registrou um avanço de 22,6% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$87.585.315,71.
As obras da Ponte de Guaratuba, localizada no Litoral do Paraná, alcançaram 22,6% de execução, conforme o boletim mensal de setembro. Neste período, os esforços se concentraram na construção das estacas, abrangendo atividades como cravação, escavação e concretagem. Ao mesmo tempo, prossegue a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas e a execução das vigas travessas do trecho pré-moldado.
Até agora, 20 estacas foram concluídas: 11 no trecho estaiado e 9 no trecho pré-moldado. No total, a obra prevê a construção de 64 estacas, sendo 24 para o trecho estaiado e 40 para o trecho pré-moldado. Além disso, já foram fabricadas 23 vigas longarinas, de um total de 160 planejadas.
Na parte das vigas travessas que suportarão as vigas longarinas, duas já foram finalizadas, enquanto duas estão em andamento. No total, a obra contará com 22 vigas travessas, sendo 20 no trecho pré-moldado e duas nos apoios laterais do trecho estaiado.
Larissa Vieira, engenheira do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), destaca que as obras estão dentro do cronograma estabelecido. “Concluímos mais uma etapa do nosso cronograma com êxito. Estamos seguindo rigorosamente os critérios de qualidade, eficiência e segurança. Queremos que a Ponte de Guaratuba se torne um símbolo de progresso para a população e visitantes da região”, afirma.
Durante setembro, também avançaram as atividades preliminares para a instalação da treliça lançadeira, equipamento que promete aumentar a agilidade da obra ao facilitar o deslocamento das vigas longarinas.
ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO
Desde 9 de setembro, houve alterações no tráfego de veículos na Avenida Antônio dos Santos Miranda, em Guaratuba, devido às obras de acesso à ponte. As mudanças incluem a implementação de sentido único na avenida, que liga o centro da cidade ao acesso ao ferry-boat, além de uma faixa exclusiva para moradores do bairro Caieiras.
PONTE
A Ponte de Guaratuba terá uma extensão de 1.244 metros, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades. A entrega da obra está prevista para abril de 2026.
O relatório de setembro indica um avanço de 22,6% em relação ao cronograma físico-financeiro, com um investimento total de R$87.585.315,71.
Uma das obras mais aguardadas pela população paranaense, a construção da Ponte de Guaratuba pode ser acompanhada em tempo real por meio de câmeras de monitoramento disponíveis no site oficial: https://www.pontedeguaratuba.pr.gov.br/Pagina/Monitoramento-da-Obra