DER/PR firma parceria para cursos e modernização de laboratório de asfalto 02/08/2023 - 11:48

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em parceria com a empresa Asfalto BR, promove uma capacitação de servidores, profissionais e estudantes da área de engenharia rodoviária em sua sede e superintendências regionais. O curso de Laboratório de Concreto Asfáltico com foco na Dosagem Marshall e no Controle Tecnológico conta com aulas teóricas e práticas nos laboratórios do DER/PR, com carga horária de 24 horas.

A primeira turma participou da capacitação em Curitiba, e nos dias 22 a 24 de agosto o curso será na Superintendência Regional Noroeste do DER/PR, em Maringá.

As atividades são sendo realizadas por meio de termo de cooperação técnica entre o departamento e empresa, uma iniciativa da Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento do DER/PR.

“A coordenadoria está sempre em busca de ações para o fortalecimento institucional. Acreditamos que o treinamento e constante atualização dos conhecimentos técnicos dos servidores têm muito a contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo órgão”, afirma a coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento, Larissa Vieira.

Cabe ao departamento disponibilizar as instalações para a realização do curso e à Asfalto BR, em contrapartida, propor melhorias, apoiar o desenvolvimento de metodologias, oferecer treinamentos e consultorias, bem como outras atividades, visando a modernização do Laboratório Central do DER/PR. Não há troca de valores e cinco das 30 vagas de cada turma são reservadas gratuitamente a servidores.

A Dosagem Marshall se refere ao método de ensaio para determinar a estabilidade e fluência do concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) utilizando aparelhagem Marshall. O CBUQ é a massa asfáltica comumente vista em obras de pavimentação e conservação, com sua composição variando de acordo com as características da rodovia e o objetivo do serviço sendo executado.

Informações sobre a próxima turma do curso, em Maringá, e oportunidades futuras estão disponíveis na página https://www.asfaltobr.com/cursos/.