DER divulga vencedor do edital de duplicação de rodovia entre Turvo e Guarapuava 18/10/2024 - 15:56

A obra contempla a implantação de uma nova pista de pavimento rígido com sub-base de concreto compactado a rolo e uma camada de placas de concreto, com extensão de 27,02 quilômetros. São duas faixas de rolamento com 3,6 metros de largura cada, com acostamentos externos de 2,5 metros, separadas da pista antiga por canteiro central.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), divulgou na última quinta-feira (17) o resultado da licitação para a duplicação e restauração em concreto da PRC-466, que liga Turvo, no Centro, a Palmeirinha, distrito de Guarapuava, no Centro-Sul.

O consórcio formado pelas empresas Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda. e Construtora Luiz Costa Ltda., conhecido como Consórcio Dalba/CLC, foi declarado vencedor com uma proposta de R$293.750.000,00. A documentação apresentada foi aprovada por uma comissão do DER/PR.

As outras empresas participantes têm três dias úteis para apresentar recursos em relação ao resultado. A vencedora também terá esse prazo para contestar possíveis alegações, e o DER/PR avaliará todos os argumentos antes de tomar a decisão final.

Curiosamente, o consórcio Dalba/CLC havia sido o terceiro classificado na disputa, mas ascendeu à vitória após os primeiros colocados serem inabilitados por não atenderem aos critérios do edital.

Essa mesma empresa já está executando a obra de duplicação e restauração da PRC-466 entre Palmeirinha e Guarapuava, que teve início recentemente.

OBRA

O projeto inclui a construção de uma nova pista com pavimento rígido, composta por uma sub-base de concreto compactado e uma camada de placas de concreto, abrangendo 27,02 quilômetros. A rodovia contará com duas faixas de rolamento de 3,6 metros de largura cada, além de acostamentos externos de 2,5 metros, separados da pista antiga por um canteiro central.

A pista existente será restaurada utilizando a técnica whitetopping, onde o pavimento asfáltico antigo será reparado e utilizado como base para a nova camada de placas de concreto.

Nos perímetros urbanos de Turvo e Palmeirinha, a duplicação será feita com barreiras de concreto do tipo New Jersey, além de vias marginais com pavimento asfáltico de sentido único em ambos os lados da rodovia. Também estão previstos viadutos do tipo diamante, permitindo o acesso à rodovia pela faixa da direita, com rótulas que organizam o tráfego municipal.

Ainda está planejada a construção de uma nova ponte sobre o Rio Turvo, ao lado da estrutura atual, e a instalação de retornos em formato “U” a cada seis quilômetros. O projeto também incluiu abrigos para ônibus, calçadas, iluminação pública, melhorias no sistema de drenagem, nova sinalização horizontal e vertical, e remanejamento de interferências.

 

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