Com terraplanagem concluída, duplicação da BR-277 em Guarapuava entra na reta final 25/01/2023 - 16:36

As obras para duplicação da BR-277 no perímetro urbano de Guarapuava, no Centro-Sul, estão com os serviços de terraplanagem concluídos, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Com isso, a execução total dos trabalhos alcançou 75% de conclusão e o trecho deve ser entregue no primeiro semestre deste ano.

O processo de terraplanagem foi atrapalhado pelo forte volume de chuvas registrado nos últimos meses, o que causou adiamento nesta etapa da obra. Agora, com a conclusão dos aterros, os trabalhos de pavimentação serão acelerados porque sofrem menor interferência climática.

Quase 70% das pistas já estão pavimentadas, assim como a execução das drenagens e obras de arte correntes. Já as três novas trincheiras estão praticamente prontas, restando ajustes e instalação de dispositivos de segurança. Também faltam poucos detalhes para finalizar a iluminação, que está 90% concluída.

A duplicação da BR-277 em Guarapuava é uma demanda histórica da região que está prestes a ser solucionada, beneficiando mais de 200 mil pessoas e solucionando o antigo problema de congestionamento no perímetro urbano. O investimento feito pelo Governo do Paraná é de R$ 77 milhões.

"Era uma prioridade absoluta do Governo do Estado e que conseguimos contratar na primeira gestão. Agora, com as obras perto do fim, Guarapuava terá uma nova dinâmica em relação à BR-277, levando segurança aos moradores e facilitando o tráfego pesado de caminhões", afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Serão duas novas pistas em cada sentido, entre os km 345 e km 349, com faixas de segurança com barreiras de concreto New Jersey, acostamentos externos, além de uma via marginal direita e uma marginal esquerda.

A obra inclui ainda uma nova trincheira na Avenida Professor Pedro Carli, uma trincheira entre a Rua João Fortkamp e a Rua Campo Grande; uma trincheira para acesso ao Aeroporto Municipal; a duplicação do viaduto no entroncamento com a PRC-466; adequação das alças de acesso; três pontes no km 345,5; duas passarelas; e a implantação de iluminação pública em uma extensão de 12,2 quilômetros.