Com nova área de escape para caminhões, obras da Curva da Ferradura estão perto do fim 12/09/2024 - 13:31

Em agosto de 2024, foram movimentadas 6.869.966 toneladas, superando em 4% o recorde anterior, registrado em junho deste ano, quando o volume chegou a 6.582.670 toneladas. Nas exportações, os portos do Paraná também registraram crescimento, movimentando 4.423.074 toneladas em agosto.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, visitaram no começo de setembro a nova área de escape da PR-170 em Pinhão, na região Centro-Sul do estado.

A área de escape foi implementada durante a restauração da PR-170, que abrange o trecho entre o acesso à Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto e Faxinal do Céu, no distrito de Pinhão. Equipado com sinalização horizontal e vertical específica, o local foi projetado para ajudar motoristas com veículos descontrolados a reduzir a velocidade e parar com segurança.

Esse dispositivo está situado no km 467 da rodovia, na conhecida Curva da Ferradura, um ponto com histórico de acidentes. O governador destacou a importância da obra: “Estamos oferecendo uma solução vital para caminhões que têm dificuldade em frear devido à curva acentuada e antiga. A revitalização do trecho, com nova sinalização e a área de escape, representa um avanço significativo para a segurança na região.”

Sandro Alex ressaltou que essa é a primeira área de escape construída em rodovia estadual durante o governo de Ratinho Junior, "Parte de um investimento em um dos pontos com maior incidência de acidentes, e que agora a gente coloca um ponto final”.

A nova área de escape já foi testada uma vez durante a obra, quando um caminhão de Cascavel que enfrentava problemas de freio conseguiu utilizar o dispositivo para parar em segurança.

Além disso, está sendo concluída uma caixa de retenção especial no local para coletar líquidos que possam vazar em casos de acidentes envolvendo carga. Isso visa evitar que substâncias perigosas afetem o meio ambiente. Um acesso próximo à área de escape permitirá que o responsável pela carga recolha os materiais, utilizando o equipamento adequado.

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias