Com investimento do Estado, projeto avança na construção do novo viaduto do Orleans 16/08/2021 - 14:05

projeto

Confira o áudio desta notícia

A Prefeitura de Curitiba, em parceria com Governo do Estado, lançou nesta segunda-feira (16) o edital de licitação para o projeto de engenharia do novo viaduto do Orleans, na Capital. O investimento por parte da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística é de R$ 1.170.304,39, com contrapartida municipal de R$ 491.351,21. O acordo foi formalizado em agosto do ano passado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo prefeito Rafael Greca.

A previsão contratual para conclusão do projeto de engenharia do novo modal é de 360 dias. Após essa fase, será possível licitar as obras, que têm custo estimado em R$ 30 milhões e serão custeadas também com recursos do Estado.

“O Governo do Estado tinha esse investimento programado, é uma forma de facilitar a mobilidade urbana de uma região de Curitiba que envolve vários bairros, e é a entrada da Capital e também a principal saída para o interior do Paraná”, afirmou Ratinho Junior. “A proposta engloba uma nova rotatória com várias pistas marginais e vai encerrar o caos urbanístico dessa ligação com os bairros. Curitiba cresceu e o Viaduto do Orleans ficou pequeno”.

O projeto prevê a construção de dois novos viadutos em alças para fluxo ininterrupto de veículos conectando as duas pistas da BR-277 aos bairros São Braz, Santa Felicidade, Cidade Industrial de Curitiba e Campo Comprido. Os acessos para a Rua Professor João Falarz e a Avenida Vereador Toaldo Túlio no entroncamento com a rodovia federal também serão revitalizados. O equipamento vai melhorar também a integração metropolitana com Campo Largo.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, passam pelo local cerca de 3 mil veículos por hora nos picos de movimento. “É um sonho antigo que aos poucos vai se transformando em realidade. A Prefeitura de Curitiba fez a sua parte com o projeto básico. Agora, com os recursos repassados pelo Governo do Estado, será contratado o projeto de engenharia para orientar as futuras obras do novo viaduto do Orleans”, destacou Rafael Greca.

Com a modernização da estrutura, o viaduto original será transformado em um espaço de convivência para moradores e turistas, espécie de jardim suspenso arborizado para passagem de ciclistas e pedestres. Também será um espaço de observação da histórica Paróquia Santo Antônio de Orleans.

MAIS VIADUTOS – Ainda como forma de melhorar a integração com a Região Metropolitana de Curitiba, o Governo do Estado entregou recentemente dois viadutos de acesso a Campo Largo. Um deles, batizado de Viaduto Marcelo Puppi em homenagem ao ex-prefeito do município, vitimado pela Covid-19 em janeiro, ficou pronto em maio. A construção no quilômetro 109 da BR-277 durou dez meses e compõe o pacote de ações do acordo de leniência entre a Rodonorte e o Ministério Público Federal (MPF), a título de reparação de danos. O investimento por parte da concessionária que administra o trecho foi de R$ 19,7 milhões.

Em julho foi concluído o acesso ao Jardim Gurarany, no quilômetro 104. O viaduto, que leva o nome do soldado da Polícia Militar do Paraná, Lucas Liça, morto em um acidente no local em 2015, custou R$ 17,9 milhões e também é resultante do acordo de leniência.

“Além de salvar muitas vidas, os viadutos vão integrar bairros populosos da cidade e permitir novos investimentos em Campo Largo”, afirmou Ratinho Junior.