Programa de residência técnica em Engenharia inicia atividades 11/11/2020 - 14:54

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) promoveu, nesta segunda-feira (9), o Conexão Restec POP 2020, que marca o início das atividades da nova edição do Programa de Residência Técnica em Projetos e Obras Públicas. O evento foi transmitido simultaneamente para as unidades de lotação dos residentes técnicos, em Curitiba e cidades do Interior do Estado, com o objetivo de promover um alinhamento entre os participantes do programa, em relação aos propósitos institucionais e governamentais.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, falou sobre a relevância social do programa, que proporciona o intercâmbio de aprendizados e experiências para profissionais recém-graduados.

“A residência técnica funciona de forma articulada com diferentes órgãos do Estado do Paraná, promovendo a formação continuada de jovens recém-formados em diferentes áreas do conhecimento. Temos certeza que o Restec POP será um importante espaço de formação em Obras Públicas”, destacou o superintendente.

“Para desenvolver projetos importantes nós precisamos de profissionais e a oportunidade de ter residentes com formação de qualidade ofertada pela UEPG contribui muito nesse processo. Esses profissionais podem agilizar a construção de obras, transformando a vida das pessoas”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

O evento reuniu remotamente cerca de 200 participantes: 128 alunos (83 residentes técnicos e 23 servidores públicos), 22 professores, 46 supervisores, nove tutores e oito coordenadores e membros da equipe de apoio administrativo.

Com ênfase em Edificações e Infraestrutura Viária de Transportes, o Restec POP é destinado a recém-graduados em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, e tem como finalidade qualificar e habilitar esses profissionais, visando ao atendimento de demandas do Setor Público.

O programa contempla a realização de um curso de pós-graduação Lato Sensu (Especialização), ofertado na modalidade a distância, pela Universidade Estadual de Pronta Grossa (UEPG). O Restec POP 2020 também possibilita a capacitação de servidores públicos.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, destacou o papel das universidades na formação de profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho. “Em um momento em que faltam oportunidades em algumas áreas, a residência proporciona uma formação acadêmica de qualidade e uma experiência de trabalho importante em um órgão público”.

Os residentes técnicos do Restec POP 2020 estão lotados na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística; Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR); Paraná Edificações; Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar); Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e, ainda, nas sete universidades estaduais – UEPG; de Londrina (UEL); de Maringá (UEM); do Oeste do Paraná (Unioeste); do Centro-Oeste (Unicentro); do Norte do Paraná (Uenp); e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

“Ao mesmo tempo em que vamos contribuir para a formação desses profissionais, eles atuarão em vários setores da engenharia para melhorar ainda mais os projetos de infraestrutura escolar”, disse o presidente do Fundepar, Alessandro Oliveira.

Além da Residência Técnica em Engenharia e Arquitetura, o Paraná também operacionaliza programas semelhantes de Restec em Gestão Pública e em Engenharia e Gestão Ambiental, cujas inscrições estão abertas a partir deste mês.

PALESTRA – Os residentes técnicos assistiram à palestra sobre tendências e inovações no Setor Público, ministrada pelo jurista Hamilton Bonatto, que atua como procurador-chefe na Coordenadoria do Consultivo, na Procuradoria-Geral do Paraná (PGE-PR). “As soluções para as demandas do Estado devem ser pensadas de maneira inovadora e temos certeza que a residência será uma oportunidade para que novos profissionais ajudem no desenvolvimento do Paraná. Será um grande espaço para compartilhar conhecimento”.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br