Modal Aquaviário - Principais Ações

Plano Hidroviário do Estado do Paraná

A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná – SEIL/PR realizou, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária - FAPEU, através do Laboratório de Transportes e Logística/LABTRANS, o Levantamento das Potencialidades das Hidrovias do Estado do Paraná, visando melhorar a gestão e a operação deste importante modal de transporte.

Os objetivos deste estudo compreenderam:
  • Realização de inventário e análise da situação atual das travessias hidroviárias do Estado do Paraná;
  • Elaboração de projeção de movimentação nas travessias;
  • Análise de futuros investimentos nas travessias hidroviárias.

Plano Hidroviário do Paraná
  • Plano Hidroviário do Paraná - Sumário Executivo
  • Plano Hidroviário do Paraná - Relatório Final - Capa - Contra Capa

Contrato nº 002/2013

 

EVTEA das Linhas de Transporte Aquaviário do Litoral Norte do Paraná

Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Socioambiental das Linhas de Transporte Aquaviárias Intermunicipais de Passageiros do Litoral Norte do Paraná.

Fase 1 – EVTEA Transporte Aquaviário Pontal do Sul – Ilha do Mel

O presente estudo apresenta a consolidação de todos os relatórios que compõe o EVTEA – Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Socioambiental das Linhas de Transporte Aquaviário Intermunicipais de Passageiros do Litoral Norte do Paraná -  referente à Fase 1. A Fase 1 compreende ações de curto prazo, abordando o trecho de maior demanda e apelo logístico, que vai do Terminal de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná – PR, aos terminais de Encantadas e Nova Brasília, ambos localizados na Ilha do Mel, conforme ilustrado na Figura 1.

Fase 2 – EVTEA Concessão de Transporte Aquaviário Litoral Norte do Paraná

Nesta Fase 2, o objetivo foi o desenvolvimento de Estudos de Viabilidade Técnica Econômico e Socioambiental (EVTEA) avaliando uma possível concessão das linhas intermunicipais de passageiros do litoral norte do Estado do Paraná, de forma conjunta dos seguintes trechos:

1) Pontal do Sul – Ilha do Mel (Nova Brasília e Encantadas)

2) Paranaguá – Guaraqueçaba

3) Paranaguá – Ilha das Peças

4) Paranaguá – Superagui

5) Paranaguá – Ilha Rasa

Também foram avaliadas as necessidades de implantação, adequação e reforma de terminais públicos aquaviários para estas 5 Linhas.

Convênio de Delegação

Convênio de Delegação n°12/2019

Convênio de Delegação n°01/2021

 

Aquisição de Balsa

Numa conjugação de esforços destinados a melhorar a trafegabilidade nos Municípios do Estado, mediante a aquisição de balsa, a SEIL em 2018 firmou convênios com Campina da Lagoa e Cândido de Abreu com vista a viabilizar a travessia de rios naquelas municipalidades.

Convênio com Municípios