Porto de Paranaguá recebe 24% mais caminhões em 2020 16/09/2020 - 11:10

Em 2020, de janeiro a agosto, cerca de 350 mil caminhões passaram pelo porto de Paranaguá. O número é 24% maior que nos primeiros oito meses de 2019, quando foram pouco mais de 293 mil veículos recebidos. Os caminhoneiros, que não pararam durante a pandemia de Covid-19, são responsáveis por 84% da movimentação de produtos que chegam ou saem pelo porto paranaense.

Nesta quarta-feira (16), é comemorado o Dia Nacional do Caminhoneiro. “Os motoristas são essenciais para a economia nacional, são eles que transportam riquezas, alimentos, medicamentos e insumos hospitalares. Na crise do coronavírus, esses profissionais mostraram, mais uma vez, a força da categoria”, destaca o diretor presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

CUIDADO - Com a crise do coronavírus e a supersafra de soja, o trabalho dos caminhoneiros garantiu a manutenção das atividades portuárias e os recordes na exportação de grãos. Para dar segurança aos motoristas e suas famílias, o Governo do Estado montou uma estrutura de saúde e prevenção.

“Desde o dia 24 de março, todos os caminhoneiros e acompanhantes que chegam aos Portos do Paraná passam por uma triagem inicial, com medição de temperatura e atendimento médico 24 horas. O objetivo é que os motoristas possam trabalhar com tranquilidade, sabendo que sua saúde é prioridade”, conta Garcia.

Ao todo, 359.013 pessoas passaram pela estrutura. O Pátio de Triagem de Caminhões também recebeu pias para higienização das mãos, novos chuveiros, bebedouros, bandejas e tapetes higienizadores. Em conjunto com o Ministério da Saúde e Secretária Estadual de Saúde, foram disponibilizadas 5 mil doses de vacina contra gripe.

ALIMENTAÇÃO – Durante os dias mais críticos da pandemia, a Portos do Paraná distribuiu 55 mil kits de alimentação aos motoristas. A ação foi uma forma de ajudar os caminhoneiros que enfrentavam dificuldades de encontrar restaurantes abertos nas estradas.

O caminhoneiro Eliézer Rodrigues, que veio de Ponta Grossa com carregamento de soja, se surpreendeu com a entrega. “É um cuidado importante. Com certeza, nos sentimos mais valorizados”, disse.

PARCERIA - Através do Sistema Sest/Senat, também foram distribuídos mais de 3.000 kits higiene. Empresas e sindicatos também realizaram ações para o público, com entrega de lanches e álcool em gel.

RECORDE - Em abril, o Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá chegou a receber 58.499 caminhões. Três mil veículos acima do recorde anterior, de 55.835, em março deste ano.

Últimas Notícias