Seil prepara implementação de tecnologia BIM para gestão de projetos e obras públicas no Paraná 27/06/2019 - 14:41

Com o objetivo de desenvolver ações para a melhoria na gestão de projetos e obras públicas no Estado do Paraná, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná (Seil) Sandro Alex esteve reunido nesta terça-feira (25) com representantes da Paraná Edificações e do Paraná Cidade, ambas vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu), e também com a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) para tratar da implementação da metodologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção).

A metodologia BIM é o meio para se obter projetos mais assertivos, garantindo maior transparência e compatibilização das diversas áreas de construção envolvidas, além de minimizar possíveis erros e inconsistências do projeto ao longo da etapa de execução da obra. “São justamente estas inconsistências que podem gerar ao longo da execução da obra aditivos contratuais – prolongando a entrega da obra. Com a metodologia BIM ganhamos na transparência, no controle, na qualidade dos projetos e na redução dos aditivos, inibindo assim qualquer desvio de conduta”, explicou Sandro Alex. 

A intenção é implementar o BIM não só na Seil, mas em outros órgãos de governo. Após a reunião desta terça, será montado um grupo de trabalho para desenvolver uma minuta de decreto estadual para ser apreciado pelo governador Ratinho Júnior. “Com a implementação do BIM será possível que o executor da obra acompanhe a construção virtual de todo o empreendimento no computador”, resume Lorraine Santos, chefe do Departamento de Gestão de Projetos e Obras da Seil. “É um novo paradigma na gestão de empreendimentos na área de Arquitetura, Engenharia e Construção”, completa Lorraine. Ela cita que a disseminação da metodologia BIM já consta num decreto do Governo Federal orientando os Estados.  

LABORATÓRIO -- Dentro deste departamento foi criado o Laboratório BIM Paraná que se dedica aos estudos e pesquisas para estabelecimento de critérios técnicos para a contratação e a fiscalização de projetos e obras públicas no modelo BIM.

Desde 2015, foram realizados diversos encontros técnicos e treinamentos em softwares BIM dos principais fabricantes mundiais voltados à elaboração de estudos de viabilidade para traçados rodoviários e modelagem (3D) das disciplinas de arquitetura, estrutural e MEP (mecânica, elétrica e canalização) para edificações. Ainda em 2015 foi criada a Rede BIM GOV SUL com objetivo de promover ações integradas de fomento para implantação do BIM na esfera pública dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

EVENTO -- No próximo dia 3, acontece o evento técnico BIM: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0 que será realizado no Centro de Eventos do IEP (Instituto de Engenharia do Paraná) e é voltado para profissionais e estudantes da área de Arquitetura, Engenharia e Construção. “A ideia é promover a inovação e apresentar novas tecnologias que possibilitem a melhoria da qualidade de projetos e obras públicas”, explica Lorraine.

O evento, que é uma parceria entre a Seil, IEP e a Trimble do Brasil, é aberto ao público e as inscrições devem ser realizadas no site. 

PRESENÇAS -- Além do secretário Sandro Alex, participaram da reunião o Diretor Geral da Seil, Fernando Furiatti, o Diretor do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) coronel João Zampieri, o diretor presidente da Cohapar Jorge Lange, o Diretor Geral da Paraná Edificações Lucas Grubba Pigatto e ainda o superintendente executivo da Paraná Cidade, Álvaro Cabrini. 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias