Sandro Alex se reúne com ministro para garantir ILS no aeroporto de Londrina 22/11/2023 - 17:10

Brasília - Nesta quarta-feira (22) o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná e deputado federal, Sandro Alex, se reuniu em Brasília com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para garantir a instalação do Sistema de Pouso por Instrumento (ILS, na sigla em inglês) no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Norte do Paraná.

A tecnologia aumentará a capacidade de operação de pousos e decolagens em condições meteorológicas adversas, garantindo mais segurança ao complexo aeroviário.

Na oportunidade o secretário Sandro Alex destacou que o edital do processo de concessão feito pelo governo federal, e acompanhado pelo Governo do Estado do Paraná, prevê a instalação do equipamento e que as obras para a preparação da instalação já foram iniciadas pela empresa vencedora. “Esse é um pleito de mais de dez anos da cidade de Londrina e que será sim efetivado, pois é um compromisso do próprio governador Ratinho Junior junto ao governo federal. É uma garantia que já se deu junto ao próprio edital e nós não abrimos mão. Queremos todos os investimentos que serão feitos e com a finalização da instalação desse equipamento tão necessário para a segurança de todos” concluiu.

A concessão do aeroporto de Londrina fez parte do pacote arrematado pela CCR ao lado dos terminais aéreos de São José dos Pinhais (Afonso Pena), Bacacheri e Foz do Iguaçu. O processo coordenado pelo governo federal contou com apoio do Governo do Paraná.

Durante a reunião, o ministro Silvio Costa Filho reiterou o apoio integral ao governo estadual e à cidade de Londrina para a instalação do equipamento, após analisar os números de voos alternados apresentado pelo secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná.

Segundo Costa, a instalação do equipamento é de grande importância. “Isso será uma prioridade nossa aqui do ministério, nós já estamos dialogando com a SAC e com o secretário da aviação Juliano Noman, para que em caráter emergencial a gente possa ouvir o DECEA para o quanto antes nós buscarmos a solução e autorizar o ILS para que a gente possa operar no aeroporto de Londrina, tendo em vista a importância desse complexo para o turismo, para o desenvolvimento econômico do país e para o turismo de negócios que é crescente na região. Assim podemos avançar no desenvolvimento não só de Londrina, mas do estado do Paraná” afirmou.  

Estiveram também presentes o titular da Secretaria Nacional de Aviação Civil e ex-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Juliano Noman, e o diretor-presidente da Azul Linhas Aéreas, John Peter Rodgerson, que confirmaram junto ao ministro a necessidade da instalação do equipamento.

 

SEGURANÇA – De acordo com a CCR, a instalação do ILS – Categoria 1 na cabeceira 31 da pista possibilitará ao aeroporto funcionar nas mais diferentes condições climáticas, ficando menos tempo fechado. O dispositivo fornece ao piloto duas informações essenciais, sendo uma delas sobre o eixo da pista e a outra referente à trajetória ideal de planeio, facilitando as aterrissagens.

Além disso, a concessionária vai implantar a tecnologia ALS, um conjunto de luzes coloridas ou piscantes, que define claramente a pista e a zona de pouso, de forma a auxiliar a transição de voo por instrumentos para o voo com referências visuais.

 

*Secretários e Deputados Federais: De acordo com o decreto número 4.152, até quinta-feira (23) os secretários e deputados federais do governo do estado do Paraná estarão em Brasília votando o orçamento federal e retornam a seus cargos na próxima sexta-feira (24).

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias