PR-445 terá bloqueios de 21 a 24 de novembro em trecho da obra de duplicação 20/11/2023 - 16:44

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a PR-445 terá bloqueios temporários de terça a sexta-feira da próxima semana (21 a 24) para lançamento de vigas das novas pontes do Rio Apucaraninha e Rio Santa Cruz, que fazem parte da obra de duplicação da rodovia entre Mauá da Serra, no Vale do Ivaí, e Lerroville, distrito de Londrina, no Norte.

Os bloqueios serão realizados ao longo dos quatro dias, nos km 15 e km 18 para a operação de içamento e posicionamento das vigas longarinas de concreto sobre as mesoestruturas das novas pontes. O tráfego será liberado temporariamente no intervalo entre cada operação, em sistema pare-e-siga.

A interdição é necessária para garantir a segurança dos usuários e funcionários trabalhando na obra, uma vez que as peças pesam 69 toneladas cada uma e têm 39,6 metros de comprimento. Serão 11 ao todo, 6 na ponte do Rio Apucaraninha e 5 na ponte do Rio Santa Cruz.

 

OBRA – A obra de duplicação da PR-445 tem extensão de 27,07 quilômetros, prevendo uma pista nova com duas faixas de rolamento de 3,60 m cada, em sentido único, e acostamento externo de 2,50 m, separada da pista atual por um canteiro central de 7 m a 9 m de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho.

No local onde não será possível o canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto New Jersey, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado.

Governo estadual contrata obra de duplicação da PR-317 em Toledo

Além das duas novas pontes, também será implantado um viaduto no acesso ao município de Tamarana, retornos em nível, correção da geometria em curvas consideradas críticas, e restauração da pista existente.

Os serviços da obra atingiram a marca de 18,36% de execução na medição mais recente.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias