Jornada BIM Paraná tem início com a presença de técnicos do setor público do oeste do estado 11/09/2023 - 23:41

O cronograma dos eventos regionais da Jornada BIM Paraná teve início nesta segunda-feira (11) no auditório da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP) em Cascavel. O evento contou com a presença de arquitetos e engenheiros de prefeituras ligados à construção de obras públicas da região.

Durante esse primeiro dia de programação os profissionais puderam assistir palestras sobre as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado por meio da Estratégia BIM PR, os benefícios da utilização do BIM nas obras públicas e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre os primeiros passos para implantar a metodologia BIM em suas prefeituras.

Para a arquiteta da Secretaria de Infraestrutura de Logística do Paraná e coordenadora da Estratégia BIM PR e da Jornada BIM Paraná, Lorreine Vaccari, a implantação da Modelagem da Informação da Construção permite maior transparência e celeridade nas obras do setor público. “O evento contou com a participação de mais de 180 engenheiros e arquitetos interessados na adoção do BIM.  Isso nos mostra a vontade das prefeituras em se capacitar para promover melhorias nos processos de elaboração e gestão de seus projetos e obras e estreita a relação e a parceria entre Estado e municípios” afirmou. 

O evento terá continuidade nesta terça-feira (12) e serão abordados temas sobre Contratações Públicas em BIM, com foco em edital e termo de referência para contratação de projetos em BIM.

Nos dias 13 e 14 de setembro será a vez de Francisco Beltrão receber no auditório da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP) o ciclo de palestras que será apresentado aos técnicos da região.

 

O que é: BIM ou Modelagem da Informação da Construção é definido como uma metodologia de trabalho baseada em processos colaborativos, multi e interdisciplinares que envolve profissionais de diversas áreas, como Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Tecnologia da Informação e Comunicação, entre outros, por meio do uso de diferentes plataformas tecnológicas que possibilitam a construção virtual e a simulação de empreendimentos.

A adoção do BIM é uma forma de garantir maior transparência aos processos licitatórios e otimizar os procedimentos de fiscalização de projetos e obras, bem como, de gestão de ativos. Os ganhos com o uso do BIM são inúmeros e isso se comprova pelo fato de muitos países tornarem a utilização da metodologia uma obrigatoriedade, a exemplo do Chile, Singapura, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias