Governador entrega obras de duplicação do Contorno Oeste de Cascavel 20/11/2023 - 15:39

O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta quarta-feira (8) as obras de duplicação do Contorno Oeste de Cascavel, na região Oeste do Paraná. O empreendimento, fruto de um investimento de R$ 129,6 milhões, é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, governo federal e a Itaipu Binacional.

O contorno dá mais agilidade na conexão entre a BR-277 e a BR-163, além de criar uma ligação mais segura e ágil aos motoristas que acessam a Avenida Brasil pelas rodovias da região. Ao todo, segundo o projeto, mais de 500 mil moradores de Cascavel serão beneficiados diariamente pela duplicação do trecho.

“Este Contorno Oeste de Cascavel era uma necessidade da cidade. O trânsito ali na região já teve muitos problemas, até alguns acidentes que aconteciam por causa do alto fluxo de caminhões, mas que agora está duplicada, com a pista feita de concreto, dando segurança e durabilidade para as vias”, afirmou o governador.

“A obra contempla também a Avenida Brasil, que é uma avenida muito importante para a cidade, funciona como um eixo de crescimento do município e por isso é muito importante entregar esta obra ao povo de Cascavel”, destacou Ratinho Junior.

Na parceria que viabilizou a duplicação, o projeto executivo foi elaborado pelo governo federal, os recursos foram disponibilizados pela Itaipu Binacional e o Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), executou a obra. Além dos investimentos na obra em si, o valor total engloba as desapropriações feitas para a construção das novas pistas.

NA PRÁTICA - A obra no contorno contemplou 14,28 quilômetros de construção de pistas paralelas ao antigo contorno e uma nova via de acesso de 4,79 quilômetros entre o contorno e o centro da cidade, por meio da Avenida Brasil e da Avenida das Torres, totalizando mais de 19 quilômetros de obras entregues.

O trecho duplicado tem início a cerca de 500 metros do viaduto no entroncamento com a BR-277 e segue até o viaduto de entroncamento com a BR-467.

A nova pista da BR-163 foi construída em pavimento rígido de concreto, separada da pista já existente por um canteiro central de 10 metros. A rodovia passa a ter duas pistas de 3,6 metros cada, além de acostamento externo de 2,5 metros e acostamento interno de 1 metro.

Também foram construídos um viaduto no encontramento entre o alongamento da Avenida Brasil e o contorno, uma rotatória, uma segunda ponte sobre o Rio das Antas e uma ligação em "Y" no acesso ao centro de Cascavel.

O projeto entregue também contém nova iluminação no trecho, dispositivos de drenagem, sinalização horizontal e vertical, meios-fios, calçadas, barreiras de concreto e melhorias ambientais.

INVESTIMENTOS NO OESTE – O Contorno Oeste de Cascavel se soma a uma série de investimentos realizados na região, como a finalização do Trevo Cataratas, com a construção de viadutos e de novas vias na cidade. “Um outro entroncamento no transporte que era problemático e que resolvemos com um grande projeto, que já está servindo à população”, afirmou Ratinho Junior.

O prefeito Leonaldo Paranhos destacou a atenção que o Governo do Estado tem dedicado ao município e a toda a região Oeste do Paraná, com projetos de infraestrutura que foram entregues ou que estão em fase final de execução, como a duplicação da BR-277 no acesso ao Show Rural.

“Pouco tempo atrás nós não tínhamos aeroporto, nós não tínhamos Trevo Cataratas, nós não tínhamos a duplicação até o Show Rural. Agora nós temos. É um momento importante que o Paraná e Cascavel vivem, que nós temos que aproveitar e comemorar muito”, disse Paranhos.

O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, lembrou outros projetos realizados por meio de parcerias da hidrelétrica e do governo estadual, como a nova Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a Rodovia Perimetral Leste de Foz do Iguaçu. “Nós teremos outras boas e grandes parcerias pela frente. Tudo isso, porque temos bons projetos para tirar do papel”, afirmou.

RODOVÁRIA – No evento de entrega da duplicação do Contorno Oeste, também foi anunciado o projeto de revitalização da Rodoviária de Cascavel. “O projeto está pronto e agora vamos passar um recurso de cerca de R$ 21 milhões para fazer uma grande transformação na rodoviária, beneficiando Cascavel e municípios da região”, afirmou o governador.

Segundo a administração municipal, que vai conduzir a obra, a licitação deve ser realizada até o final de 2023.

PRESENÇAS - Estiveram presentes na entrega da obra as seguintes autoridades: os secretários estaduais de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; do Turismo, Márcio Nunes; e da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; o diretor-presidente do IAT, Everton Souza; diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti; o diretor-presidente da Ferroeste, André Gonçalves; o deputado federal Dilceu Sperafico; os deputados estaduais Gugu Bueno, Marcel Micheletto, Batatinha, Márcio Pacheco e Luís Corti; e demais autoridades da região.