Infraestrutura e Logística

11/03/2020

Projeto de pavimentação da PR-160 é apresentado à população

O projeto de pavimentação da rodovia PR-160, no trecho entre Imbaú e Reserva, foi apresentado para a população das duas cidades em audiências públicas nesta terça-feira (10), nas respectivas câmaras de vereadores. Os eventos foram promovidos pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

Os encontros serviram para que a população desses municípios e lideranças comunitárias pudessem conhecer os detalhes da obra, tirar dúvidas sobre as áreas que serão afetadas, além de propor alternativas para serem analisadas e eventualmente incluídas no projeto de engenharia. Participaram 206 pessoas – 114 em Imbaú e 92 em Reserva.

HISTÓRICO – De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a pavimentação entre Imbaú e Reserva é uma obra histórica, aguardada pela população da região há, pelo menos, quatro décadas. “Foram inúmeras administrações do governo estadual prometendo a obra. É uma pavimentação importantíssima, que vai garantir um deslocamento mais ágil e seguro da população da região em direção a outras áreas do Estado, a partir do acesso facilitado à BR-376”, comentou.

“É uma obra que vai gerar inúmeros benefícios para nossa região. Muitos agricultores daqui, por exemplo, dependem dessa estrada para escoar sua produção. Além disso, com esse trecho asfaltado, o tráfego de veículos pesados não vai mais passar por dentro da cidade, o que com certeza vai diminuir os transtornos para nossa população”, destacou o prefeito de Imbaú, Lauir de Oliveira.

O prefeito de Reserva, Frederico Bittencourt Hornung, também reforçou que a obra é uma solicitação antiga. “Finalmente tivemos essa reivindicação atendida. Afinal, foram 40 anos de luta e espera. A felicidade é muito grande por esse momento em que a pavimentação começa a sair do papel”.

NA PRÁTICA – O trecho em questão tem início no quilômetro 238,4 da rodovia PR-160, na altura do entroncamento com a BR-376, passa pelo distrito de José Lacerda e termina na intersecção da PR-160 com a PR-239. São aproximadamente 28 quilômetros de extensão. Além do asfaltamento, está prevista a implantação de dois contornos nesse trecho, um em Imbaú e outro em José Lacerda. Na altura do quilômetro 265,9 está programada a construção de uma ponte sobre o Rio São Pedro, que corta a região.

O projeto de pavimentação foi inicialmente desenvolvido pela empresa Klabin, que o doou para o Governo do Estado em julho de 2019. Agora, sob responsabilidade do DER/PR, o projeto deve ser concluído nos próximos meses para que o processo de licitação da obra inicie ainda em 2020.

A pavimentação desse trecho da PR-160 foi incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

As duas audiências foram conduzidas da mesma forma. Primeiro, houve uma explicação a respeito do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e do funcionamento das políticas operacionais do BID. Em seguida, os técnicos do DER/PR apresentaram o projeto de pavimentação da PR-160, expondo os trechos que serão afetados e as principais intervenções que já foram planejadas. Na sequência, os participantes puderam fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre o projeto.


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.