Infraestrutura e Logística

04/08/2017

Portos do Paraná reforçam campanha de combate à dengue

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) inicia nesta sexta-feira (04) uma ação de orientação para combate à dengue destinada aos funcionários dos terminais portuários privados e à comunidade. A rodada de palestras e distribuição de materiais informativos que faz parte da campanha Prevenção Sempre passará por 14 empresas e 12 comunidades do Litoral ao longo de agosto.

“O nosso foco sempre é a saúde do trabalhador, principalmente na prevenção e conscientização, com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para a população”, explica o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

A equipe da Appa promove uma palestra com os funcionários dos terminais ou moradores das comunidades para apresentar as características da dengue, seus sintomas e, principalmente, as melhores formas de prevenção. Também é distribuído material informativo – são mais de 10 mil folderes e 6 mil cartazes sobre a prevenção da doença.

Esta é mais uma das ações permanentes da Appa para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. O trabalho inclui atividades de higiene e limpeza, educação ambiental com foco na saúde pública; divulgação com material informativo em todas as comunidades das Baía de Paranaguá e Antonina sobre as formas de prevenção; diagnóstico e monitoramento das áreas prioritárias para ações de combate à dengue e inserção do tema no Projeto Porto Escola, voltado a crianças da rede Pública de Ensino.

CAMPANHA DE QUALIDADE DE VIDA – Além do combate à dengue, a Sessão de Assistência Médica Social da Appa (Seames) alerta seus funcionários sobre problemas de saúde relacionados à hipertensão arterial, diabetes e colesterol com campanhas sobre qualidade de vida.

A Seames também incentiva os funcionários a fazerem exames periódicos, que incluem lipidograma e glicose, e desenvolve comunicações internas e palestras sobre prevenção.

A próxima ação acontece em 09 de agosto com a palestra de Dia dos Pais sobre qualidade de vida, destinada ao público masculino, exclusiva para funcionários da Appa e com foco em ações de prevenção das doenças mais comuns e melhores hábitos para uma vida saudável. O evento será no Edifício Taguaré, com duas turmas, uma às 10h30 e outra às 14h30.

O objetivo do trabalho é reduzir os fatores de risco associados ao excesso de peso, tabagismo, baixo consumo de frutas e verduras, e sedentarismo.

Para o funcionário, Roger de Oliveira Franco, a ação é benéfica. “É importante a empresa estar acompanhando a saúde dos empregados. Além disso, recomendações técnicas sobre aspectos de saúde são fundamentais para termos um estilo de vida mais saudável”, disse.

MAIS AÇÕES - A Appa promove diversas ações na área da saúde do trabalhador, como as campanhas de vacinação contra a gripe, que ocorrem há mais de 10 anos na Appa, e a campanha de vacinação contra a dengue (desde 2016). Entre trabalhadores, estagiários, terceirizados e familiares, neste ano foram vacinadas mais de 500 pessoas.

“Ações de saúde como a vacinação protegem o trabalhador de doenças infecciosas, evitam a transmissão e diminuem as complicações decorrentes das doenças para o trabalhador e seus familiares", explica a chefe da Sessão de Assistência Médica e Social da Appa, Marina Faria Hein.

Neste ano também houve palestras sobre prevenção de Câncer de Mama, no Dia da Mulher, e palestras de ressuscitação pulmonar para ensinar os funcionários como agir caso alguém tenha uma parada cardiorrespiratória.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.