Principais ações desenvolvidas pelo Departamento de Gestão de Projetos e Obras - DGPO

AÇÕES DO DGPO PARA MELHORIA NA GESTÃO DE PROJETOS E OBRAS

Inovação Tecnológica

1. Plano de Fomento para implantação do BIM (Building Information Modeling)

O Plano de Fomento BIM tem como objetivo estabelecer as estratégias para adoção do BIM no âmbito da SEIL. A tecnologia BIM cumprirá papel relevante na melhoria da qualidade dos projetos e obras, minimizando erros de projetos e melhorando o controle e a transparência das obras.
Com esse foco, nesses últimos 4 anos foram implementadas ações como a promoção de parcerias com a academia, cadeia produtiva da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), empresas de tecnologia e entidades profissionais de engenharia e arquitetura. Foram criados a Rede BIM Gov Sul, parceria entre os governos dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e o LaBIM Paraná como um ambiente de pesquisa e desenvolvimento para a implantação da metodologia BIM na gestão de projetos e obras públicas no âmbito da SEIL. Até novembro de 2018 já ocorreram 257 atividades que contaram com 6.387 participações de estudantes e profissionais de engenharia e arquitetura do Paraná. Conheça o Portal BIM Paraná.

.


Melhoria nos Processos Administrativos na Gestão de Projetos e Obras

2. Sistema de Gestão de Projetos e Obras – SGPO
O DGPO desenvolve, em parceria com a PRED, SEPL e CELEPAR, o Sistema de Gestão de Projetos e Obras, com o objetivo de melhorar o planejamento e a gestão de projetos e obras de edificações. O SGPO será composto pelos módulos de planejamento, projeto, custos e obras e integrado aos sistemas GPI (Gestão Patrimonial de Imóveis) e GMS (Gestão de Materiais e Serviços). A implantação do sistema instituirá os procedimentos padronizados para a gestão orçamentária, técnica e financeira das obras de edificações, da administração direta e autárquica do Governo do Estado do Paraná.


.



3. Cadernos Orientadores

 
Apoio ao Núcleo Jurídico da PGE e da PRED na elaboração de orientações para o planejamento e contratação de projetos e obras de edificações, através de Cadernos Orientadores.


.......... .

CADERNO 01 - ESTUDO DE VIABILIDADE

CADERNO 02 - TERMO DE REFERÊNCIA DE PROJETO

CADERNO 03 - LICITAÇÃO DE PROJETO

CADERNO 04 - CONTRATAÇÃO DE PROJETO

CADERNO 05 - LICITAÇÃO DE OBRA

CADERNO 06 - CONTRATAÇÃO DE OBRA

CADERNO 07 - PÓS-OCUPAÇÃO

CADERNO 08 - NORMAS, MINUTAS E SÚMULAS DO TCU

CADERNO 09 - CONVÊNIOS

CADERNO 10 – FISCALIZAÇÃO DE OBRAS

CADERNO 11 - CADERNO BIM


4. Monitoramento da variação de custos da construção civil no Paraná;

Acompanhamento e análise mensal da variação de indicadores de custos de insumos e tributos que impactam nos empreendimentos de edificações.
.



.



.


Controle e Transparência

5. Mapa de Obras da SEIL

O DGPO desenvolve, em parceria com a SEPL e CELEPAR, o Mapa de Obras da SEIL que facilitará o acesso às informações sobre as obras da SEIL, demonstrando sua localização e dados como valor de investimento, medição % e fotos do andamento da obra. O Mapa de Obras contribuirá para a melhoria do controle e da transparência nas obras públicas paranaenses.

.

.

6. Código QR-CODE

O DGPO desenvolve, em parceria com a Casa Civil e CELEPAR, a implantação do código QR Code (Código de Resposta Rápida) para ser utilizado nas documentações de projetos, contratos e placas de obras. Por meio da utilização de um celular dotado de câmara fotográfica e acesso à internet, qualquer pessoa poderá acessar as informações do empreendimento, propiciando melhor controle, transparência e prevenção de desvio de conduta.

.



Departamento de Gestão de Projetos e Obras - DGPO -  Atribuições


 

 

 

Recomendar esta página via e-mail: