Paraná tem uma das melhores infraestruturas aeroportuária do país

O Estado do Paraná possui a 4ª melhor infraestrutura aeroportuária do país. Conta atualmente com 40 aeroportos públicos, sendo 36 asfaltados, 18 com operação noturna, oito trabalham utilizando instrumentos e cinco têm linhas aéreas regulares.

Dos 40 aeroportos públicos, 36 são administrados pelas respectivas prefeituras municipais, por meio de convênio com a Autoridade Aeronáutica e com a interveniência da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísitca (SEIL) e quatro - Afonso Pena, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu - são operados pela Infraero, também por meio de convênio com a Aeronáutica.

Além disso, há também 60 aeródromos privados, sendo que oito asfaltados.

O Governo do Estado, através da SEIL, participa e coordena a melhoria desta infraestrutura aeroportuária, por meio de convênios com os municípios e a Autoridade Aeronáutica, ou por ação direta do departamento Hidro-Aero-Ferroviário da SEIL.

As intervenções coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura e Logísitca buscam a melhoria e conservação dos aeroportos para que estes cumpram as exigências da Autoridade Aeronáutica. Entre os trabalhos executados estão: a implantação de sinalização luminosa, a instalação de equipamentos de proteção ao voo, a pintura de sinalização horizontal, o rejuvenescimento e o recapeamento dos pavimentos.

Somados a isso há também o suporte para a execução de projetos de engenharia, de assessoria técnica e o auxílio às entidades públicas ou privadas no entendimento com a Aeronáutica.
Recomendar esta página via e-mail: