GTEC-BIM PR aprova o Plano de Trabalho para 2021 e a concepção de um Ambiente Comum de Dados (ACD) para o Governo do Estado do Paraná 12/02/2021 - 16:02

Na última terça-feira, dia 09 de fevereiro, ocorreu por meio de videoconferência, a quarta reunião do Grupo Técnico BIM do Paraná (GTEC-BIM PR). O objetivo da reunião foi a apresentação do balanço de atividades desenvolvidas no primeiro ano de atuação do GTEC-BIM PR e da proposta do Plano de Trabalho 2021, vinculados à Estratégia BIM PR: Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas. Na reunião também foi apresentada pela CELEPAR a proposta de concepção de um Ambiente Comum de Dados (ACD) para o Governo do Estado do Paraná.

A reunião teve início com a fala da Diretora do Departamento de Gestão da Inovação da SEIL (DGI/ SEIL), Lorreine Vaccari, que fez uma breve introdução acerca da estrutura de governança da Estratégia BIM PR e sobre as responsabilidades do Grupo Técnico.

Na sequência, a Coordenadora do GTEC-BIM, Lucimara de Lima, deu início à apresentação do balanço das atividades de 2020, aprovadas pelo Grupo na primeira reunião (18 de fevereiro de 2020), destacando as necessidades de ajustes de cronograma em função da pandemia. Em seguida, apresentou a proposta de Plano de Trabalho para 2021, com destaque para a previsão de regulamentação da contratação de projetos e obras estaduais em BIM e de lançamento do curso on line “CAPACITA BIM PR – NÍVEL 1”[1] que será disponibilizado aos órgãos integrantes da Estratégia BIM PR a partir do 2º semestre de 2021.

Dando continuidade à reunião, os representantes da CELEPAR, Fabiano Augusto Mormul e Mariceli Duarte Foronda, fizeram uma breve apresentação sobre a CELEPAR como provedora de tecnologia BIM para o Estado do Paraná e do seu papel como integrante da Estratégia BIM PR no apoio aos órgãos para a aquisição de hardware e software. Em seguida, discorreram sobre a concepção de um Ambiente Comum de Dados para atendimento simultâneo à análise de conformidade de projetos desenvolvidos em BIM e à gestão de projetos e obras públicas estaduais em BIM.

A reunião contou com diversos momentos de discussão e troca de experiência entre os presentes, com destaque para os convidados externos, representando a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Anderson Schamne e Mariele de Souza Parra Agostinho. Por fim, foram definidos os encaminhamentos necessários e a pauta para a próxima reunião do GTEC-BIM PR.

Participaram da 4ª reunião do GTEC-BIM PR: a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), Casa Civil (Superintendência Geral de Inovação – SGI), PARANACIDADE, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR), Paraná Edificações (PRED), Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes (SEPL), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) e Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR).

 

[1] O curso on line “CAPACITA BIM PR – NÍVEL 1” é composto por 4 módulos:

  1. Sensibilização Uso do BIM
  2. Alinhamento Conceitual
  3. Panorama geral de ferramentas BIM
  4. Aplicação de ferramentas BIM (Edificações e Infraestrutura)

Últimas Notícias